Trabalho História Econômica Geral
Pesquisas Acadêmicas: Trabalho História Econômica Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zizudane18 • 20/3/2015 • 2.247 Palavras (9 Páginas) • 391 Visualizações
Trabalho de História Econômica Geral
Prof. Elder Estevão de Mello
Acadêmicos:
Hermes Gonçalves
José Alberto Damm
Mozart Walker
Atividade 14
O Elo Mais Fraco
P: Comente a frase de Marx ´ salários baixos tornam possíveis altos lucros mas ao mesmo tempo tornam esse lucros impossíveis porque reduzem a procura por mercadorias ` ?
A fim de aumentar o total de lucro, os capitalistas são obrigados a acumular mais e mais capital, não há escolha, se a acumulação parar, então o total de lucro cai. Todo capitalista sabe disso. A concorrência no mercado ensinou-lhe que tem de economizar seu dinheiro e reinvestir somas sempre maiores no negócio - ou sucumbir na luta. Tem de acumular, acumular sempre, para que seu capital total possa aumentar suficientemente para derrotar a taxa de lucro decadente.
As pessoas bem intencionadas, que defendem o pagamento de maiores salários aos trabalhadores, esqueceram esse ponto. O capitalista, porém, sabe que quanto mais pagar a seus trabalhadores, tanto menor o lucro - o que significa a redução da acumulação, essencial â continuação do lucro - e não a sua intensificação. De seu ponto de vista, tal não deve ocorrer - porque, quando cessa a acumulação, cessam os lucros, portanto, pagando os menores salários que puder. Isso o deixa livre para continuar a política necessária de acumulação cada vez maior. Mas tal acumulação significa que uma quantidade sempre maior de mercadorias é lançada no mercado. E aqui passa ele à outra metade da contradição econômica, à falta de capacidade aquisitiva dos trabalhadores para absorver a produção. Pois salários baixos provocam a impossibilidade de comprar e pagar as mercadorias produzidas.
A análise de Marx se resume nisso: o capitalista tem de manter os lucros conservando baixos os salários; mas, com isso, destrói a capacidade aquisitiva de que depende a realização de lucros, sendo isso uma contradição insolúvel.
Ascensão do Moderno Capitalismo Europeu
P: Qual o objetivo da criação do CEE ou mercado comum?
Seu objetivo básico era promover entre os países-membros a integração alfandegária, a livre-circulação de capitais e a progressiva uniformização de uma política trabalhista e fiscal, assim abolindo as tradicionais barreiras econômicas européias. No início pertenciam ao Mercado Comum Europeu seis países: França, Alemanha Ocidental, Itália, Holanda, Luxemburgo e Bélgica. Posteriormente, foram admitidos: Irlanda, Grã-Bretanha, Dinamarca, Espanha, Grécia, Portugal, Áustria, Finlândia e Suécia.
A História da Riqueza do Homem - cap. 22
P Porque a propriedade privada é um obstáculo para os países capitalistas ?
Os capitalistas já não são simplesmente capazes de acreditar no futuro de seu próprio sistema. As construções estimuladas pelo governo significam um aumento dos impostos e a contração da renda nacional “sem travas”, uma vez que a principal parte das novas construções do governo é destinada diretamente a objetivos bélicos. O marasmo adquiriu um caráter particularmente degradante na esfera mais antiga da atividade humana, na mais estreitamente relacionada com as necessidades vitais do homem: a agricultura. Não satisfeitos com os obstáculos que a propriedade privada, na sua forma mais reacionária, a dos pequenos proprietários, cria para o desenvolvimento da agricultura, os governos capitalistas se vêem obrigados, com freqüência, a limitar artificialmente a produção com a ajuda de medidas legislativas e administrativas que teriam assustado os artesãos dos grêmios na época de sua decadência. A história se lembrará de que os governos dos países capitalistas mais poderosos ofereceram prêmios aos agricultores para que reduzissem suas plantações, quer dizer, para diminuir artificialmente a renda nacional já em baixa. Os resultados são evidentes por si próprios: apesar das grandiosas possibilidades de produção, asseguradas pela experiência e pela ciência, a economia agrária não sai de uma crise putrescente, enquanto que o número de famintos, a maioria predominante da humanidade, continua rescendo mais rapidamente que a população de nosso planeta. Os conservadores consideram que se trata de uma boa política para defender a ordem social, que desceu a uma loucura tão destrutiva, e condenam a luta do socialismo contra semelhante loucura como uma utopia destrutiva.
O Aparecimento do Setor Público – New Deal
P: Comente as medidas adotadas pelo governo americano para a criação do New Deal, destacando os resultados na economia?
O estado devia ser o protagonista do processo de recuperação econômica, eles se propuseram implementar programas emergenciais de geração de emprego e renda, promover uma nova distribuição da renda nacional e realizar medidas regulatórias capazes de dar novo fôlego à economia. Entre elas, estão o Emergency Banking Act (EBA), que disponibilizava fundos federais para bancos privados; o Securities Act (suplementado pelo Securities Exchange Act, de 1934), que regulava o mercado de ações; e o Home Owners Refinincing Act (HORA), que regulava e auxiliava o pagamento de hipotecas. Para tentar equilibrar a capacidade de produção agrícola com o consumo, o Agricultural Adjustment Act (AAA) se propunha a elevar a remuneração do setor por meio da redução da produção (isso mesmo: os agricultores recebiam do Estado para produzir menos!). Medidas polêmicas foram tomadas para criar novos empregos, com a criação da Civil Works Administration (CWA), para executar programas de obras públicas, e do Civilian Conservation Corps (CCC), que tinha como objetivo reflorestar áreas devastadas e reverter a erosão do solo – além de proporcionar ocupação e renda a jovens desempregados. Por si só, o CCC merece destaque pelo pioneirismo: em nove anos, foram plantadas mais de 2 bilhões de árvores nos Estados Unidos, das quais 200 milhões em solos recuperados. Sítios históricos foram restaurados e parques nacionais foram criados. Mais de 3 milhões de jovens aprenderam um ofício.
O Termino da Era do Ouro
P: Qual é o mecanismo usado de forma tão poderosa pelo federal reserve?
O Mecanismo
...