Trabalho Manual do Projeto Integrado Multidisciplinar Desenvolvimento do Trabalho no Formato de um Projeto
Por: Thiago Silva • 4/11/2020 • Artigo • 2.740 Palavras (11 Páginas) • 266 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]
CLAUDIA CARUSO FERREIRA
RA: 1406846
SOBRE JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE DIADEMA (JEC)
PIM V
SÃO PAULO[pic 2]
2015
UNIVERSIDADE PAULISTA
CLAUDIA CARUSO FERREIRA
RA: 1406846
SOBRE JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE DIADEMA (JEC)
PIM V
Gestão Pública
Manual do Projeto Integrado Multidisciplinar V – PIM V, desenvolvimento do trabalho no formato de um projeto.
SÃO PAULO
2015
RESUMO[pic 3]
O quinto Projeto Integrado Multidisciplinar foi baseado em analisar as atividades do Juizado Especial Cível da Comarca de Diadema (JEC). Foram relacionadas três disciplinas, Análise e Encaminhamento de Projetos Públicos, Matemática Financeira e Sistemas de Informação no Setor Público. A intenção do trabalho é analisar tópicos relacionados com a gestão de recursos humanos, a partir dos estudos realizados pelas matérias citadas acima. Algumas figuras irão exemplificar dados coletados na organização, como organograma. São analisadas rotinas de trabalho e suas estratégias para um bom desempenho das atividades. O setor analisado é um órgão público, então algumas regras são diferentes ao se comparar com empresas privadas.
Palavras chaves: juizado especial, JEC, matemática financeira, análise e encaminhamento de projetos, sistemas de informação.
SUMÁRIO[pic 4]
1.
INTRODUÇÃO 5
2. A EMPRESA 6
3. ANÁLISE E ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS PÚBLICOS 7
3.1 A implantação do digital 7
3.2 Métodos de avaliação e monitoramento 7
3.3 Sugestões para melhorias 8
3.3 Organograma hierárquico 9
4. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 11
4.1 Principais sistemas adotados 11
4.2 Planejamento operacional 12
4.3 Objetivos dos programas 12
5. MATEMÁTICA FINANCEIRA 13
6. CONCLUSÃO 14
BIBLIOGRAFIA 15
- INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em relatar um órgão do governo, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – Comarca Diadema, em especial o Juizado Especial Cível, também chamado de JEC. Onde é prestado um serviço público voltado à população (“stakeholders”), onde o cidadão ingressa com ações (processos), sempre em busca de seus direitos. Nos últimos anos foram implantados projetos para melhoria do trabalho dos servidores e atendimento mais rápido à população; trata-se da digitalização do setor, tudo está sendo feito digitalmente, com isto se reduz o uso de papel e tempo para elaboração do trabalho desenvolvido. Na área de sistemas de informação do setor público já há alguns anos, foi implantado o sistema de INTRANET, um canal direto entre o servidor público e o tribunal de justiça. Na entidade analisada não há interesse financeiro, ao contrário de outros setores que recolhem custas para o Estado, como por exemplo a justiça comum. É de extrema importância perceber, que com os dados fornecidos pela empresa analisada foi possível compreender a influência que as matérias estudadas possuem na organização de uma empresa, saber que todo o conteúdo visto em apostilas também é aplicado na prática, e muitas vezes necessita ser aprimorado.
- A EMPRESA
A “empresa” escolhida é o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo da comarca de Diadema, localizada na Avenida Sete de Setembro, em Vila Conceição, em Diadema, São Paulo. Atualmente com aproximadamente duzentos e oitenta funcionários.
O fórum de Diadema foi inaugurado no dia oito de Dezembro de mil novecentos e sessenta e sete, pelo Juiz Alcy Gigliotti.
Trabalha com processos cíveis (formada por quatro varas), criminais (formada por três varas), da infância e juventude (uma vara), do idoso (uma vara), do juizado especial cível (uma vara), da família (duas varas) e da Fazenda pública (formada por uma vara). Os escreventes e auxiliares cumprem os processos feitos pelo público, sobre diversos assuntos, tais como: falência, concordata (quando uma empresa “quebra”), ação de alimentos, inventários, despejos, processos criminais (que chegam das delegacias e são distribuídos para as varas criminais, onde são processados) e processos de pequenas causas (reparação de danos, execução, indenizações, etc.). Após cumprir os processos e intimar as partes (chamar os requeridos, através de carta, mandados ou imprensa oficial – quem foi processado, para comparecer à audiência), é realizada a audiência, as partes e suas testemunhas são ouvidas, com isso, o juiz dá a sentença, em seguida são abertos os prazos para recurso (quando a parte não concorda com a sentença, com ajuda do advogado), após o transito em julgado, o processo finalmente é arquivado, em especial, nos juizados especiais cíveis, os processos são destruídos.
Este trabalho foca principalmente nas atividades relacionadas com o Juizado Especial Cível, que se baseia em um atendimento voltado ao público (“stakeholders”), sem a necessidade de contratação de um advogado. Uma pessoa vai até o balcão de atendimento e conta seu problema (sejam eles: acidentes de transito – como colisão de veículos, cobrança indevida de cartão de crédito, problemas com aparelhos eletrônicos, problemas com convênios, cheques e promissórias não pagas, etc.), com isso é marcado uma audiência em que se entra em um acordo para a solução de tal problema.
...