Trabalho de Conclusão do Curso Historia e Didatica
Por: H Pergunta • 25/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.314 Palavras (10 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO SOL NASCENTE
DEPARTAMENTO: DE CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO: HISTÓRIA E DIDÁTICA.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO, 4º ANO
TEMA: O REINO DO BAILUNDO
AUTORA: ESTER PEDRO CHINDUMBO EPALANGA
HUAMBO -2019
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO SOL NASCENTE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO: HISTÓRIA E DIADÁTICA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO, 4° ANO
TEMA: O REINO DO BAILUNDO
AUTOR: ESTER PEDRO CHINDUMBO EPALANGA
ORIENTADORES:
PROFESSOR TITULAR: INÁCIO VALENTIM
PROFESSORA AUXILIAR: DULCE I. DE SOUSAR
HUAMBO - 2019
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho ao meu Amado esposo, por ser a pessoa incansável que é, pela ajuda prestada durante a minha formação, pelo incentivo e por tudo que fez. Espero que continuem a ser esta pessoa.
AGRADECIMENTOS
A gradeço ao meu Deus, pela vida, saúde e oportunidade que me concedeu ao longo deste período e por ter aceite que fosse possível hoje terminar com aquilo que um dia se iniciou. Aos meus: pais, esposo, filhos, irmãos, sobrinhos, amigos e não só... que direta ou indiretamente me apoiaram, particularmente ao Dr. Inácio Valentim pela rigorosidade que me ajudou a enxergar a realidade com exatidão o meu muito obrigada, a Dra. Dulce Inaculo, obrigada pelo que fez até hoje.
ÍNDICE
Pag.
Resumo ..........................................................................................................................1
Fundamentação Teórica ................................................................................................ 1
- Origem do Bailundo e antes da sua formação como reino..................................... 2
- A chegada dos portugueses no Reino do Bailundo................................................ 3
3.1. Os confrontos contra os portugueses na época colonial.......................................... 4
4. Conclusão e Rescomendação...................................................................................... 5
Referências bibliográficas
RESUMO
O trabalho em estudo trata sobre o Reino do Bailundo, mas particularmente o surgimento e os confrontos contra os portugueses na época colonial. Visto que o mesmo surge nos finais do século XVI-VII, pelo soba Katiavala, no Sul de Angola e foi um dos mais consistentes no período colonial. Durante muito tempo com a presença dos europeus, o reino travou várias lutas de resistências. Como principal propósito perceber o papel estratégico, potencialidade que este exército mostrou diante do colono português que na época já possuía uma técnica tão avançada em relação aos homens de Halavala. O reino do Bailundo era uma região bastante forte, vasta e sobretudo estratégica do ponto de vista político, possuía um poder e equivante a um império e controlava outros Estados pré-coloniais, tais como: Mbalundu, Wambu, Viyé, Ngalangi, Ndulu, Kakonda, podemos conhecer, fundamentar teoricamente o impacto do Reino do Bailundo na época colonial, demonstrar a resistência do Reino do Bailundo contra os portugueses. O estudo em causa foi feito na região do Bailundo. O que se está a estudar é o impacto do Reino do Bailundo na época colonial, se não fosse um Reino bem estruturado, os portugueses não teriam tanto interesse. Mas tarde com a falta de capacidades para derrubar o inimigo, consequentemente aconteceu a desestruturação do Reino do Bailundo, para realização deste trabalho usamos os métodos teóricos como, histórico-lógico e análise-síntese. A seleção deste tema resulta do facto de que atualmente verifica-se um fraco ritmo de pesquisas científicas e pouco conhecimento sobre o impacto que o reino do Bailundo teve na época colonial, facto este que é justificado pela ínfima divulgação deste património histórico. Por outra, pelo facto do tema ter suscitado um interesse particular a autora e por ser um dos reinos dos Estados do planalto, mais poderoso.
Palavras-Chave: Reino, Impacto, Luta.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Localização-Mistério da Administração do Território, (2003, pag,90), Bailundo é um município da província do Huambo, que se localiza ao Norte da cidade capital da província do Huambo, distando desta cerca de 80kms, com uma extensão de 6.984 km2.
ORIGEM DO BAILUNDO E ANTES DA SUA FORMAÇÃO COMO REINO
O Bailundo a semelhança de outras regiões do interior do país, foi já, habitado por povos resultantes do movimento migratório, que caracterizou o continente africano. Segundo a tradição oral, os primeiros habitantes do actual Bailundo, situavam-se junto a montanha chamada Halavala, onde se destacam as personagens tais como Mbulu e Tchingala os quais não conheciam a armas de fogo, Ministério da Administração do território, (pág., 90, 2003).
Estas duas figuras Mbulu e Tchingala, eram como responsáveis daquela comunidade como e obvio em qualquer agregação social. Este povo tinha o seu uso e costumes, seus hábitos e tradições como é natural. Como podemos ver ou notar, o reino do Bailundo não fugiu à regra. Armas de fogo, poderio ânsia de governar fazem parte das ambições das pessoas. Assim é que segundo o Ministério da Administração do Território, reza que com achegada de Katiavala a região por volta do sec.XVI vindo de Kwanza- Sul (Sumbe) filho de Kalwelwe Ngombe- ya- Chitungo... começa-se uma nova era para aquela região comandadas por Mbulu e Ngala alojados em Halavala como frisamos anteriormente.
...