Trabalho de Construção de Aprendizagem
Por: ramonrw • 3/10/2015 • Resenha • 6.781 Palavras (28 Páginas) • 151 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA[pic 1]
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM
AFONSO CLÁUDIO
MAIO/2015
[pic 2]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 02
FEUDALISMO: PODER E SOCIEDADE 03
MUNDO RURAL E MENTALIDADE MEDIEVAL 04
FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACONAIS 04
ABSOLUTISMO 05
HISTÓRIA COMO PRÁTICA:AQUELA QUE SE VIVE E AQUELA QUE SE APRENDE 06
MITO E HISTÓRIA: UMA INDAGAÇÃO 07
AS BASES DA HISTÓRIA-CIÊNCIA 07
ANNALES: UMA RENOVAÇÃO MA HISTÓRIA DA HISTÓRIA 08
O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA 09
AS PRÁTICAS SOCIAIS E CULTURAIS NO COTIDIANO DAS COLÔNIAS 10
O DESENVOLVIMENTO URBANO NA AMÉRICA ESPANHOLA 11
A COLONIZAÇÃO INGLESA NA AMÉRICA 12
VIVER NA COLÔNIA 13
OS MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA NO BRASIL COLÔNIA 14
AMÉRICA PORTUGUESA NA ERA DAS REVOLUÇÕES 15
A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL: A ORIGINALIDADE DE UMA MONARQUIA NOS TRÓPICOS 16
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA 16
ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM 17
ENSINO POR COMPETÊNCIAS, POR PROJETOS E POR OBJETIVOS· 18
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA TODOS 19
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO 19
O SER PROFESSOR 20
CONCLUSÃO 22
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 24
INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende aborda o período que se compreende como a Idade Média, mas especificamente a Baixa Idade Média, as mudanças que ocorreram neste período, à mentalidade do povo medieval, a formação dos estados absolutistas. E também as principais correntes historiográficas, as concepções de história e as grandes mudanças que ocorreram no pensamento historiográfico. O período de colonização na América, como se efetivou as principais cidades, na América como era a religiosidade do povo, como as outras formas de crenças foram perseguidas com a instalação da inquisição, na América espanhola. Como se deu o processo de colonização da América Inglesa, e a transferência da corte Portuguesa para o Brasil. O trabalho também vai aborda o Projeto Politico-Pedagógico, que é um instrumento de luta pela a educação brasileira, e a organização escolar, a organização dos ambientes de aprendizagem, as formas de ensino, o uso de tecnologias de informação, dentro da educação e o que é ser professor.
FEUDALISMO: PODER E SOCIEDADE
A Idade Média compreende com o final do Império Romano até aproximadamente o ano de 1350, foi um período marcado pela forte ruralizacão da sociedade e uma forte descentralização do poder político.
O Império Romano passava por varias dificuldades política, militares e econômicas, com a invasão dos chamados povos bárbaros o império se desintegra dando inicio a um processo, chamado de ruralização. A ruralizção foi um fato que marcou sociedade medieval. Com a ruralização a população se estabeleceu toda no campo, praticamente não existia vida urbana, e a produção no campo era pequena, só havia o suficiente para o consumo, praticamente não existia excedente de produção, para se comercializar. E é neste contexto que surge o feudalismo que tinha como principal característica a descentralização do poder, a economia baseada na agricultura e a utilização do trabalho servil. A sociedade feudal existia pouca mobilidade social e era hierarquizada, no topo estava a nobreza feudal que era quem detinha a terra, o clero que era formado pelos representantes da Igreja Católica e os servos que era a terceira camada formado pelos camponeses, os camponeses com o senhor feudal tinham uma relação chamada de vassalagem a vassalagem consistia em um acordo, entre o senhor feudal e o servo, o senhor feudal chamado de suserano era quem doava um lote de terra ao vassalo, e o vassalo deveria presta fidelidade e ajuda ao seu suserano.
A Igreja tinha um papel muito importante durante a Idade Média. Ela dominava o cenário religioso da época, influenciando as pessoas no modo de agir, e pensar. A igreja, também tinha o dever de manipular a mentalidade do servo, afirmando que ele estava naquela condição, pela vontade de Deus, e era também função da Igreja arrecadar o dizimo dos fieis. A Igreja católica se torna uma grande proprietária de terras, e adquire um grande poderio econômico, e de certa forma, acaba sento uma senhora feudal.
MUNDO RURAL E MENTALIDADE MEDIEVAL
Durante o período medieval, a Igreja Católica desempenhou um importante papel na sociedade, não só pelo seu caráter espiritual, mas também pelo seu domino material. Após o fim do império Romano, toda a Europa passa por um processo, que ficou conhecido como ruralização. Com a ruralização a economia ficou toda concentrada no campo, e a Igreja que antes se concentrava nas cidades foi obrigada a se deslocar para o campo.
Todas as pessoas durante a idade média eram muito ligadas à religiosidade, e a cultura medieval se caracterizava pelo sentimento de religiosidade. A Igreja Católica controlava as manifestações culturais e dava interpretação religiosa para os fenômenos da natureza, da economia e da sociedade. A Igreja Católica se utilizava de varias formas para causa impressionar os fieis, como o estilo arquitetônico, que ficou conhecido como estilo gótico.
A vida material na baixa Idade Média era muito precária, principalmente na zona rural. A agricultura era pouco desenvolvida, os instrumentos de trabalho eram muito simples, os solos praticamente esgotados e como não existia fertilizantes acabavam deixando a colheita escassa e ruim. As queimadas indiscriminadas, as dificuldades climáticas, secas e o inverno rigoroso prejudicavam ainda mais a vida material. A Igreja Católica soube se aproveitar desse período, para a sua doutrinação,
FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS
...