TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho história

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.304 Palavras (14 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 5º e 6º SEMESTRES

TAMARA SILVESTRI

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

5º E 6º SEMESTRES – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO

[pic 3]

MARAVILHA

2015/2

TAMARA SILVESTRI

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

5º E 6º SEMESTRES – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio Curricular Obrigatório III – 5º e 6º Semestres (150 horas)

Orientador: Profa. Taise F. da C. Nishikawa

Tutor eletrônico: Claudecir Ferreira Gudim

Tutor de sala: Aline Baierle

Pólo de Apoio Presencial: Maravilha SC

MARAVILHA SC

2015/2


1-  ESTUDO DE ARTIGO

Segundo Guimarães (2009) o crescente interresse em se debater e pesquisar as questões que envolvem o ensino da História se deu principalemente pela crise nessa area, mostrando como a universidade está diretamente ligada ao sistema de ensino, no final do século XX houve um aumento de interresse na area da história do ensino da história, demonstrando que essa pesquisa tem ganhado destaque devido a grande importância para compreensaõ social que o ensino da história possui.

O ensino da história tem sido uma temática muito estudada. Entender como se deram as diferentes metodologias e conteúdos permite uma compreensão das relações que o ensino de história possibilita.

O ensino de história no Brasil por muito tempo esteve vinculada ao ensino religioso, assim é possível observar que ao longo do tempo como a Igreja teve influencia na formação. Isso fez com que o ensino da História se resumisse a história sagrada e de heróis. A metodologia utilizada era marcada pela memorização. Os métodos faziam uso de exercícios de pergunta-resposta e eram fundamentais no processo de aprendizado do ensino tradicional da História.

O ensino da história na educação básica foi objeto de intenso debate e lutas políticas. Isso significou refletir sobre o estado do conhecimento histórico. No ensino e na aprendizagem de temas e problemas da História do Brasil desde os anos iniciais vem enfrentando velhos problemas em muitas realidades escolares. Destacando o fato do aluno concluir essa fase sem ter contato com a História do Brasil.

Ao revistar a problematica da disciplina nos ultimos anos, outro momento relevante deve ser registrado e analisado: as demandas dos grupos sociais. As modificaçoes na LDB em 2008 acrescentaram a obrigatoriedade de estudos referentes aos indígenas.

É necessário registrar outra mudança na política educacional que foi a mudança na estrutura do ensino fundamental ampliada para nove anos e matrícula obrigatória a partir de 6 anos.

Dentre os vários aspectos e objetivos das Diretrizes está o foco central na alfabetização ao longo dos três primeiros anos, mas o “foco” na alfabetização não pode perder de vista as dimensões que o processo envolve, não podemos aprender a ler as palavras sem a busca do conhecimento e compreensão da História e experiencias humanas.

O ensino da História cabe um papel educativo, formativo, cultural e político e construção da cidadania. Hoje o ensino de História é um processo educativo em geral, abrangendo qualquer lugar e momento e não merece e nem pode ser desdobrada num abandono da escola.

2- ANALISE DO TEXTO DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO

O estudo da História, integrando a area de Ciencias Humanas e Tecnologias, possibilita ampliar os estudos sobre as problemáticas comtemporaneas, situando-as nas diversas temporalidades servindo como arcabouço para reflexão sobre possibilidades e necessidades de mudanças e continuidades.

A integração da História com as demais disciplinas permite sedimentar e aprofundar temas estudados no ensino fundamental, redimensionando aspectos da vida em sociedade e o seu papel nas transformaçoes do processo histórico.

O estudo de novos temas, tem redefinido o tratamento metodologico da pesquisa. A investigação histórica passou a considerar a importancia da utilização de outras fontes documentais, além da escrita, métodos de interpretação que abrangem vários registros produzidos, comunicação, além da escrita, que é oral, gestual, sonora e pictórica. A organização dos conteúdos por temas requer cuidados com a escolha de métodos. É necessário escolher métodos que auxiliem na capacidade de relacionar as próprias ações e os de outras pessoas no tempo e no espaço.

Trabalhar com temas variados em épocas diversas, de forma comparada e a partir de diferentes fontes e linguagens, constitui uma escolha pedagógica que pode contribuir para que os educandos desenvolvam competências e habilidades que permitem aprender as variaçoes temporais. O trabalho com pesquisas orientadas na sala de aula é uma alternativa importante, que sugere ao aluno desenvolver a capacidade de refletir sobre o tempo presente também como processo histórico. Introduzir na sala de aula o debate sobre o significado de festas e monumentos comemorativos, visitas a museus, proporcionando aos alunos uma interação entre o passado e o presente.

3- ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

PLANOS DE ENSINO

1º ANO ENSINO MÉDIO

CONTEÚDOS

- Pré-História

-Pré-História Sul Americana, Brasileira e Regional.

-Oriente Próximo e surgimento de novas cidades.

-Egito e Mesopotâmia

-Hebreus, Fenícios e Persas.

-Civilização Grega

-Os excluídos do Regime Democrático

-Democracia e escravidão no mundo antigo e mundo comtemporâneo

-O Império de Alexandre e a fusão cultural do Oriente com o Ocidente

-Civilização Romana e migrações barbaras

-Império Bizantino e o mundo Àrabe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (203.7 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com