Técnico de segurança
Seminário: Técnico de segurança. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: TamirisRh • 14/5/2014 • Seminário • 643 Palavras (3 Páginas) • 249 Visualizações
Técnico em Segurança do Trabalho
Objetivo:
Formar profissionais responsáveis pela prevenção de acidentes do trabalho, em cumprimento à legislação pertinente à saúde e segurança dos trabalhadores, integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, atuando em empresas públicas e privadas, órgãos públicos, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT e também como prestador de serviços nas empresas em geral.
Diferenciais:
O curso é alinhado com o mercado de trabalho, atendendo às exigências específicas da ocupação, e contando com docentes experientes na área que enfatizam situações de aprendizagem dinâmicas e interativas que privilegiam a formação de um profissional crítico e criativo. A organização curricular está estruturada por módulos, possibilitando ao aluno o desenvolvimento de competências e elaboração de projeto durante o curso.
(Carga horária mínima:1.200)
Mercado de Trabalho
O egresso do curso Técnico em Segurança do Trabalho participa de projetos de educação do trabalhador, incluindo, especialmente, os programas de prevenção de risco à segurança e saúde, controle de perdas humanas e perdas por danos à propriedade e ao meio ambiente. Para atender às necessidades inerentes à sua função, o técnico em Segurança do Trabalho deve mobilizar e articular com pertinência os saberes necessários à ação eficiente e eficaz, integrando suporte científico, tecnológico e valorativo.
Panorama de mercado:
A Segurança e Saúde do Trabalho caracterizam-se pela adoção de estratégias que levam os trabalhadores a desenvolver atitudes conscientes para o trabalho seguro durante a realização de suas atribuições. Visa, ainda, implantar preceitos e valores de segurança, no esforço de integrá-los à qualidade do trabalho e do meio ambiente, ao processo produtivo e ao controle de custos das empresas.
Os serviços de segurança e saúde do trabalho das organizações exigem a formação de profissionais adequadamente preparados para a busca da qualidade, pressupondo a melhoria contínua das condições dos ambientes de trabalho a fim de gerenciar e reduzir os níveis de risco e de proporcionar proteção aos trabalhadores, o que contribui para o aumento da produtividade e da competitividade das organizações.
O Brasil, lamentavelmente, ainda é destaque em número de acidentes de trabalho e incidência de doenças ocupacionais, conforme indicam as estatísticas, estando sistematicamente entre os países que mais registram acidentes de trabalho no mundo.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho OIT, o Brasil é o quarto colocado no ranking mundial em acidentes no trabalho, ficando atrás apenas da China, EUA e Rússia.
Pré-requisitos
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
Métodos
O curso privilegia a prática de estudo de casos e do meio, problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, apresentação de seminários, visitas técnicas, relatórios técnicos,
...