Um olhar sobre a cultura haitiana: Como preservar a cultura?
Por: Rafael Romão • 8/8/2018 • Dissertação • 285 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
Um olhar sobre a cultura haitiana: como preservar a cultura?
Rafael Romão, Joao Victor, Lucas Gabriel, Arthur Rafael[1]
Devido à preocupação e a curiosidade acerca de como pessoas, imigrantes de outros países, conseguem manter a sua cultura inserido em outra, através da presente etnografia buscamos diretamente com imigrantes do Haiti, uma resposta fundamentada que possa esclarecer essa duvida. O conteúdo produzido nessa etnografia foi produzido no bairro Maria Antonieta, em Pinhais, onde há uma certa concentração de imigrantes haitianos, buscamos através da convivência dentro de seus lares e templos religiosos estabelecer uma visão ampla entorno de sua cultura e compreender a interferência que a cultura brasileira acaba causando em suas rotinas.
De acordo com o governo brasileiro, cerca de 21 mil haitianos entraram legalmente no pais entre 2010 e 2013, muitos em 2010 foram motivamos pelo sismo que matou mais de 300 mil pessoas e deixou um incomensurável prejuízo ao pais caribenho. A maioria desses imigrantes chegaram ao Brasil através do Peru e do Equador, pela fronteira com o Acre.
Devido ao bom relacionamento entre, a então presidente do Brasil Dilma Rousseff e o presidente do Haiti, Michel Martelly, foi possível realizar uma imigração tranquila, a maioria dos imigrantes que chegaram ao país através da fronteira com o Acre foram bem recebidos, receberam documentações e abrigos. Isso acabou gerando uma ideia generalizada de que o Brasil seria um bom país para se buscar uma melhor qualidade de vida, além do mais o fato de que o Brasil estava se preparando para sediar a Copa do Mundo, acabou causando uma impressão internacional de que o país estava em uma crescente expansão.
...