ESTUDO DIRIGIDO DO TEXTO SOBRE “CULTURA BRASILEIRA E CULTURAS BRASILEIRAS “DE ALFREDO BOSI
Por: Marianabarrosmb • 23/3/2017 • Projeto de pesquisa • 790 Palavras (4 Páginas) • 4.248 Visualizações
1.Qual o significado de cultura que o autor defende?
2. Qual a construção semântica da palavra “cultura”?
3. Porque o autor defende que se fale Culturas brasileiras e não cultura brasileira?
4. Discorra sobre as diferentes classificações de cultura que o autor nos fala.
5. O que você entendeu por cultura popular e quais as suas características?
6. E a cultura universitária? O que o autor nos diz sobre ela. Quem a utiliza, a qual classe ela representa?
7. O que vem a ser a cultura de massa ou cultura feita para as massas???
8. Qual a relação que existe entre cultura universitária e indústria cultural?
Os sites abaixo irão ajudar na compreensão da discussão:
https://www.youtube.com/watch?v=2FprGNQaQ90.
https://www.google.com.br/search?sourceid=chrome-psyapi2&rlz=1C1AVNE_enBR701BR701&ion=1&espv=2&ie=UTF-8&q=carcará%20joa%20do%20vale&oq=carcar
https://www.vagalume.com.br/gaiola-das-popozudas/a-porra-da-buceta-e-minha.html
https://archive.org/details/Xango-HeitorVilla-lobos
https://www.vagalume.com.br/cordel-do-fogo-encantado/o-cordel-estradeiro.html
Respostas:
1. Para o autor, uma definição de cultura, hoje em dia, se tornou particularmente difícil, pois a cultura pode ser vislumbrada por vários pontos de vista e para poder defini-la, precisamos escolher uma única perspectiva. E no vídeo, o autor Alfredo Bosi, cita a cultura que é construída a partir de experiências e costumes diários.
2. Inicialmente, a palavra cultura, por ser um derivado do “colo”, significava, rigorosamente, “aquilo que deve ser cultivado”. Desse modo, com o tempo, a palavra foi sendo utilizada com outro significado, como um conjunto de ideias valores e conhecimentos, trazendo a dimensão do passado.
Tendo em vista que cada vez a cada geração que passa, temos mais informação da cultura, sendo que, evidentemente a nossa cultura tecnológica, que veio depois do século XIX, está se aperfeiçoando e crescendo exponencialmente.
3. Porque ele não acredita que uma cultura “única” exista na sociedade moderna, principalmente num país com tantas classes sociais, tendo a educação e o poder monetário muito desigual, assim possuindo vários níveis e descrições de cultura.
Com a nossa antropologia cultural já repartindo o Brasil em culturas, como por exemplo, culturas negras, culturas europeias fica mais irrefutável a hipótese e a afirmativa de não houver apenas uma, mas sim, varias culturas distintas.
4. O autor defende, a todo instante que cultura são conjuntos de preceitos, costumes, crenças, dialetos e artes. As manifestações culturais são muito relevantes para a identificação de cultura, se ela for apresentada pela maior parte da população e for visada pela minoria, essa cultura é a cultura popular. Se, no caso, a cultura estiver sendo priorizada na comercialização e lucros, ela é indústria cultural.
5. Cultura popular, como o autor afirma, é um conjunto de práticas, ritos, crenças e artes de massa. Como na cultura nordestina popular, por exemplo, o forró, a devoção ao Padim Ciço, a quadrilha, são
...