A Avaliação “N2” Da Disciplina A Ficção Brasileira Moderna
Por: Samiakhoury11 • 2/6/2023 • Ensaio • 450 Palavras (2 Páginas) • 79 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
CENTRO DE EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES
CURSO DE LETRAS/PORTUGUÊS
SAMIA SANTOS KHOURY
AVALIAÇÃO “N2” DA DISCIPLINA A FICÇÃO BRASILEIRA MODERNA - PROSA
RIO BRANCO - ACRE
2021
[pic 2]
SAMIA SANTOS KHOURY
AVALIAÇÃO “N2”
DA DISCIPLINA A FICÇÃO BRASILEIRA MODERNA - PROSA
Avaliação N2 apresentada em cumprimento aos créditos da disciplina Ficção Brasileira Moderna - Prosa, ministrada pela Prof. Dra. Camila Bylaardt Volker, da Universidade Federal do Acre/UFAC, do curso de Licenciatura em Letras/Português.
RIO BRANCO – ACRE
2021
Questão 1
A temática do sertanejo é uma constante nas obras de Graciliano Ramos, que o retrata em contramão de como ele era idealizado até então. Tenhamos como exemplo Euclides da Cunha e Guimarães Rosa, que relacionam à figura do sertanejo, um forte, um valente. Para Graciliano, o nordestino era conformado, se reconhece como fraco, isso é aplicado em uma de suas principais obras, Vidas Secas, em que os personagens fogem apenas para sobreviverem. O autor buscou exemplificar figuras humanas que se reconhecem como fracas e conformadas, reféns de um espaço hostil social e geográfico. A linguagem do autor é um fator importante para a construção dessa figura, por fazer uso de palavras que nos envolvem na história. Em Vidas Secas, Fabiano frequentemente expõe sua revolta interna, não tem o dom da palavra e muitas vezes sente-se oprimido, mas sem enxerga o que fazer, apenas aceita, seu discurso é carregado de conformismo. Sinhá Vitória, sua esposa, surge parecendo ser seu contraponto, é pragmática, possui uma ambição porém limitada.
Questão 2
Em sua obra “Famigerado”, Guimarães Rosa evidencia a importância da linguagem e propõe uma leitura de imaginação. Rosa não cria suas narrativas partindo de imagens, mas espontaneamente seu texto é imagético. As construções feitas pelo autor em suas histórias permitem que o leitor construía sentidos e significantes. Em “Famigerado” temos o exemplo do nome do personagem Damázio, que possui relação sonora com o vocábulo “adamado”, que remete a “filho de mulher dama”, além disso, o nome pode ser associado a palavra “amásio”, que equivale a “amancebado”. Todas as relações de significados podem ser associadas a imagem do sertanejo em suas duas faces, valente e matador ao mesmo tempo que seu nome relaciona-se com vocábulos que acenam para o sentido de medroso.
Outra relação associada a uma potência sonora dentro desta obra acontece quando o próprio Damázio tropeça no significante da palavra Famigerado: “- Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: famisgerado... faz-me-gerado... falmisgeraldo.. familhas-gerado...” (ROSA, 1975, p. 11). Esse deslocamento dos fonemas materializados pelo personagem, podem remeter ao meu ver, um relação direta com a própria posição ética no sertão em que habita.
...