A Contextualizada Comunicação e Expressão
Por: renata.lais • 16/5/2018 • Dissertação • 316 Palavras (2 Páginas) • 434 Visualizações
RENATA DINIZ LAIS – MATRÍCULA 28183879
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING – EAD – UNG CENTRO
Enquanto a coesão trata da forma linguística da ideia, suas regras gramaticais, a coerência trata do sentido por trás das palavras, ou seja, a transmissão da mensagem.
O texto apresentado é coerente, pois conseguimos apreender a ideia central que o Eu Lírico passa através da música, que é basicamente alguém que está fora do Brasil e fala com certo grau de nostalgia sobre as coisas no país que ele deixou para trás.
Pelas palavras como “Coração” e “Meu Amor”, identificamos que é um diálogo entre um casal, onde aquele que se foi do país está provavelmente conversando ao telefone (o trecho “espera passar o avião” dá uma dica sobre isso, pois o barulho atrapalharia a conversa). Ainda fala na sequencia que vai busca-la assim que chegar o verão.
Mesmo não entendendo a mensagem total por aqueles que não detém o conhecimento do mundo e conhecimento partilhado sobre a criação desta canção (trata do exílio durante o Regime Militar Brasileiro), é possível captar a ideia do compositor.
Contudo, o texto não apresenta elementos de coesão, visto que não há conectivos entre as frases. Não verificamos quaisquer enquadramentos das regras de coesão gramatical aplicadas nos estudos de Koch e Travaglia.
As linhas da música são isoladas, sendo uma ideia fechada em cada uma, não estabelecendo uma subordinação natural entre as orações, embora saibamos do que o interlocutor está falando. Esse é um recurso muito utilizado na composição de textos poéticos, onde a métrica (sonoridade das palavras) tem maior relevância do que a completa significância da mensagem.
Embora compreensível, o texto não é harmônico. Não é possível aplicar nenhuma das regras da coesão: Referência Pessoal, Substituição, Elipse, Conjunção, Coesão Lexical.
Neste trecho da canção podemos verificar que é possível um texto sem coesão fazer sentido ao receptor da mensagem, mas um texto sem coerência não há mensagem.
...