A Fonética e Fonologia
Por: miguipy22 • 20/11/2017 • Resenha • 524 Palavras (3 Páginas) • 524 Visualizações
Curso: LETRAS (Português / Inglês)
Nome da Disciplina: Língua Portuguesa: Fonética e Fonologia
Nome do Tutor: Fernanda Nascimento
Nome do Aluno: Michele Santos das Virgens
Número do RGM: 16405919
Nome da Unidade II: A Fonética e a Fonologia
1. Como os estudos da fonética e da fonologia podem auxiliar no ensino de língua portuguesa e em outras áreas de estudo ou atividades humanas? Cite, no mínimo, três das suas aplicações.
A Fonética tem por objetivo descrever fisicamente os sons da fala, a Fonologia classifica e expressa os sons da nossa língua como parte dos Estudos Linguísticos. Dessa forma podemos afirmar que, uma complementa a outra, ou seja, Fonética é a teoria e Fonologia a pratica.
Esses estudos são de suma importância para a língua materna, no caso específico de nosso idioma a Língua Portuguesa. A Fonética e a Fonologia auxiliam no conhecimento das variações, sotaques e pronúncias de nossa língua, levando-nos a compreender e distinguir os sons das palavras. Nos ajuda também, a diferenciar letra e fonema, a separação das sílabas, à compreender os contextos culturais e sociais dentro da fala. A partir da Fonética e da Fonologia entendemos a formação de cada palavra e a maneira correta de se escrever e falar.
Além disso, a Fonética e a Fonologia se aplicam como auxilio em outras áreas citando como exemplos:
A Tecnologia da Fala - Que são Softwares criados para reconhecer a fala de um indivíduo. Os desenvolvedores desses programas para computadores, celulares, tablet em fim essa infinita tecnologia que hoje nos rodeia, necessitam conhecer a Fonética e a Fonologia pois só assim terão êxito em seus Softwares.
A Fonética Forense - Que é uma técnica aplicada em um indivíduo a fim de compreender e identificar sua personalidade, seu físico, sexo, idade e até mesmo o estado psicológico que o mesmo se encontra.
A Fonoaudiologia - Ciência que trabalha na prevenção e na habilitação da voz. O fonoaudiólogo utiliza-se da Fonética e da Fonologia para a recuperação total ou parcial de seus pacientes com problemas de fala problemas vocálicos por lesões nas cordas vocais etc.
2. O que são os fonemas e qual a sua utilidade? Traga, no mínimo, dois exemplos.
Fonema é o elemento sonoro capaz de estabelecer uma distinção de significado entre as palavras podendo dar a uma palavra uma mudança enorme se trocando apenas uma letra. Os Fonemas formam também os signos linguísticos, por menor que a palavra seja, ao pronunciá-la já se torna um fonema.
Exemplos:
Paz - País: São dois Fonemas com letras diferentes porém possuem o mesmo som de "s"
Vento - Cento: Com a troca apenas da primeira letra, a palavra se torna um outro Fonema, tornando possível compreender as duas palavras.
Sal: a letra "s" representa o fonema /s/, já na palavra Brasa: a letra "s" representa o fonema /z/. Este é outro tipo de Fonema onde se lê uma letra, mas se pronuncia outra
Concluindo, podemos entender que Fonética e Fonologia são disciplinas importantes não só para a alfabetização, como também no conhecimento de linguas; não esquecendo de áreas como as de saúde, tecnologia entre outras.
...