A Geração da Década de 22
Por: biaaancaa • 18/6/2020 • Projeto de pesquisa • 651 Palavras (3 Páginas) • 714 Visualizações
A geração de 22
Essa geração dá continuidade as ideias difundidas pela Semana da Arte Moderna e se estende até 1930, quando a literatura passa a tomar outra direção.
O período foi marcado pela publicação de várias revistas, manifestos e obras literárias. Destaque para:
• Klaxon (1922)
• Estética (1924)
• A revista (1925)
• Revista de Antropofagia
Essa geração tinha o compromisso de construir uma nova literatura, comprometida com duas direções:
• Atualizar-se em relação as propostas trazidas pelas correntes de vanguarda
• Mesclar essas novidades com uma pesquisa em torno da nacionalidade, que envolvia questões como passado histórico, língua, folclore, culinária, religião, etc.
Principais autores
• Oswald de Andrade- participação decisiva na implantação do Modernismo Brasil
Principais obras: Manifesto da Poesia Pau-Brasil, Manifesto Antropófago, Memórias sentimentais de João Miramar, Serafim Ponte Grande.
Teve contato com vários artistas europeus da vanguarda.
• Mário de Andrade- poeta, contista, romancista, crítico literário e teórico da literatura.
Grande estudioso da cultura brasileira, colheu informações e registros de canções e modinhas populares, documentando ritmos musicais, danças e festas religiosas.
Principais obras: Contos Novos, Macunaíma, Amar- verbo intransitivo, Pauliceia desvairada.
• Manuel Bandeira- um dos principais poetas da literatura brasileira e um dos melhores em nossa língua.
Sua poesia apresenta reflexões sobre a vida e a morte, sobre a solidão e a condição humana.
A obra Estrela da vida é uma reunião de todos os seus livros da poesia.
Resumindo- A geração de 22 consolidou o compromisso de construir uma nova literatura, atualizada em relação ás inovações trazidas pelas correntes de vanguarda, e ao mesmo tempo, fincada nas raízes da cultura brasileira.
Questões
1 – Na primeira estrofe do texto 1, o verso “Passei o dia à toa, à toa!” faz uso de um recurso sonoro especial. Qual é esse recurso?
2 – A segunda estrofe do poema “Andorinha” está em oposição à primeira.
a) Que palavras ou expressões do poema constituem uma antítese?
b) Que sentido tem a expressão à toa para a andorinha? E para o eu lírico?
c) Que sentido produzem as reticências no último verso?
d) Se considerarmos a hipótese de que esse poema pode expressar sentimentos e vivências não apenas do eu lírico, mas também do próprio poeta, como se poderia explicar o verso “Passe a vida à toa, à toa...”?
3 – “Momento num café” retrata uma cena comum
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