A IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Por: 07063283960 • 16/11/2017 • Trabalho acadêmico • 8.904 Palavras (36 Páginas) • 295 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4
2 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
3 ANÀLISE DA ORGANIZAÇÂO DA ESCOLA 7
4 ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 8ºANO 10
5 ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR 12
6 ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA 15
7 DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO 17
8 PLANO DE ENSINO 26
9 DIÁRIOS DE REGÊNCIA 36
CONSIDERAÇÕES FINAIS 46
REFERÊNCIAS 47
ANEXOS 48
INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Segundo Pimenta e Lima (2004) o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia. O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.
O presente relatório demonstrará o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, realizado na Escola Estadual Dr. Joaquim Murtinho, localizada na Rua: Afonso Pena, 667 Bairro Costa e Silva na cidade de Bela Vista/MS, cujo objetivo foi o de observar à prática docente no Ensino Fundamental, colocando o estagiário a frente às situações vividas em sala, compreendendo a forma como estão sendo desenvolvidas e sua relação com o contexto, bem como resgatar os conhecimentos das construções das práticas educativas. No decorrer do estágio foram realizadas entrevistas, leituras e observações que permitiram a construção do relatório. As conclusões que ora apresentamos se constituem das nossas análises críticas e construtivas das vivências de aprendizagem e o redimensionamento da ação pedagógica nas salas do Ensino Fundamental.
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Escola Estadual Dr. Joaquim Murtinho foi criada pelo Decreto n° 07/80 de 24 de outubro de 1980 pelo Prefeito Dr. Ely de Araújo Barbosa. Localizada na Rua Afonso Pena, nº. 667 no Bairro Costa e Silva, no município de Bela Vista MS, atualmente esta sob a Direção da Professora Orlanda Freitas dos Santos.
Em 1981 o Decreto n.º 1096 de 17 de junho, incorpora à Rede Estadual de Ensino a Escola de 1° e 2° graus Dr. Joaquim Murtinho, pelo então governador Pedro Pedrossian que no uso de suas atribuições, que confere o inciso III do artigo 58, da Constituição Estadual e tendo em vista o Decreto Municipal n.º 22, de 28 de janeiro de 1981 a torna escola da Rede Estadual.
No ano de 2009 a escola passou por reforma e recebeu estrutura física para acessibilidade atendendo a legislação no que diz respeito a pessoas que necessitam de atendimento educacional especializado e seu direito de ir e vir como cidadão integrado à sociedade.
A escola possui pátio, espaço gramado, bicicletário, 02 depósitos adaptados, 10 salas de aula com boa iluminação, destas, 07 salas possuem climatizadores e 02 salas têm ar condicionado, 01 Sala de Tecnologias Educacionais, 01 sala da secretaria, 01 sala da gestora de atividades educacionais, 01 banheiro masculino com 04 sanitários, 01 banheiro feminino com 06 sanitários, banheiros adaptados para os alunos da NEE, 01 depósito de arquivos, 01 cozinha, 02 quadras, sendo uma coberta.
A escola no ano de 2017 possui um total de 900 alunos matriculados, entre Ensino Fundamental, Ensino Médio, e Projeto AJA (Avanço do jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul).
A Direção é escolhida por meio de avaliação de conhecimento e posterior eleição onde a comunidade escolar tem a oportunidade de exercer a democracia escolhendo aquele (a) que acredita ser a melhor opção para a escola de seus filhos.
O corpo docente possui um total de sessenta e quatro professores graduados sendo vinte e quatro deles concursados e quarenta convocados. A escola possui três coordenadoras pedagógicas, uma Professora Gerenciadora de recursos tecnológicos e midiáticos, uma Gestora de Atividades Educacionais, uma coordenadora do Aja e uma Assessora de projeto do AJA.
2. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
As reflexões quanto à formação do professor de língua portuguesa, tem como objetivo investigar as práticas realizadas em sala de aula, na unidade escolar, por meio de um diário das observações das aulas com intuito da progressão do conhecimento e do domínio de conteúdo e de turma. As turmas escolhidas para ser relatada fazem parte e é compreendida ao ensino fundamental do 6º ao 9º ano. Além disso, relata-se sobre diversos exemplos de como um professor regente pode exercer o seu papel em sala de aula, bem como está sendo trabalhada a leitura, interpretação e a compreensão de texto das atividades linguísticas, gramaticais e a literatura infanto-juvenil.
...