A Importancia Da Psicologia Para A Educação
Dissertações: A Importancia Da Psicologia Para A Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carlalala123 • 25/2/2015 • 558 Palavras (3 Páginas) • 398 Visualizações
.
Universidade Cruzeiro do Sul
Letras - noturno 2º B
Nome: Carla Henrique Ventura RGM: 135951-7
Psicologia da educação
API
A importância da psicologia para a educação
Os estudos da área da psicologia são importantes para a educação, pois nos possibilitam o entendimento de que o aprender não está apenas nas mãos do professor, o aluno também aprende em suas relações fora do ambiente escolar.
Como educadores aprenderemos a lidar com gente, com suas particularidades, por isso precisamos aprender com a psicologia, pois nos mostrará o que as teorias e nossa didática não mostrarão, a importância de ver o aluno como um ser único e também de como a educação influência na formação da subjetividade deste aluno, visto que são seres humanos em desenvolvimento e que a interação com o outro, e sua vivencia social formará a sua subjetividade, pois a sua subjetividade é a relação do sujeito com o seu meio. A subjetividade do ser humano é o que nos torna únicos.
Nome: Carla Henrique Ventura 135951-7
Unidade IV
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET
Na perspectiva construtivista de Piaget, o começo do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto. Conhecer consiste em operar sobre o real e transformá-lo a fim de compreendê-lo, é algo que se dá a partir da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento. As formas de conhecer são construídas nas trocas com os objetos, tendo uma melhor organização em momentos sucessivos de adaptação ao objeto. A adaptação ocorre através da organização, sendo que o organismo discrimina entre estímulos e sensações, selecionando aqueles que irá organizar em alguma forma de estrutura. A adaptação possui dois mecanismos opostos, mas complementares, que garantem o processo de desenvolvimento: a assimilação e a acomodação. Segundo Piaget, o conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE HENRY WALLON
Wallon argumenta que as trocas relacionais da criança com os outros são fundamentais para o desenvolvimento da pessoa. As crianças nascem imersas em um mundo cultural e simbólico, no qual ficarão envolvidas em um "sincretismo subjetivo", por pelo menos três anos. Durante esse período, de completa indiferenciação entre a criança e o ambiente humano, sua compreensão das coisas dependerá dos outros, que darão às suas ações e movimentos formato e expressão.
Essa teoria apóia-se na concepção de um sujeito interativo que elabora seus conhecimentos sobre os objetos, em um processo mediado pelo outro. O conhecimento tem gênese nas relações sociais, sendo produzido na intersubjetividade e marcado por condições culturais, sociais e históricas.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE LEV S. VYGOTSKY
Segundo Vygotsky, o homem se
...