A Importancia Do Ato De Ler
Trabalho Universitário: A Importancia Do Ato De Ler. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LILIDUTRA2014 • 12/5/2014 • 880 Palavras (4 Páginas) • 761 Visualizações
CENTRO SUL BRASILEIRO DE PESQUISA
EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO - CENSUPEG.
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER E O PAPEL DO PROFESSOR
LILIAN
P
2011
LILIAN
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER E O PAPEL DO PROFESSOR
Projeto de Pesquisa, apresentado ao
curso de Gestão Educacional e Abordagens Ludopedagógicas , do
Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa
Extensão e Pós -graduação, como
requisito para a obtenção do
Título de Especialista.
Orientado pelo Professor Dirlei Pereira.
Piratini
2011
TEMA: A Importância Do Ato De Ler e o Papel Do Professor
Titulo 1: O ato de ler é sua importância
PROBLEMA:
A falta de iniciativa para incentivar os alunos para ler
JUSTIFICATIVA:
A leitura é um dos processos, pelo qual o homem é capaz de adquirir novos conhecimentos, perceber informações e interagir socialmente.
A leitura é um fenômeno complexo que proporciona possibilidades variadas de entendimento da relação sujeito e a sociedade, e não se limita, apenas, a decifração de alguns sinais gráficos, pois acaba sendo muito mais que isso, pois exige do individuo uma participação efetiva enquanto sujeito ativo no processo, levando-o a produção de sentido e construção do conhecimento.
Desta forma este projeto justifica-se pela necessidade de incentivação para o habito de ler.
FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES
O ensino que vise incentivar o habito de ler aulas e professores inovadores
OBJETIVOS GERAL:
Estimular os alunos para o ato de ler
ESPECÍFICO:
Conceituar o ato de ler;
Analisar como os professores incentivam seus alunos ao hábito de ler;
Compreender a importância do ato de ler;
REVISÃO DA LITERATURA
A prática do ato de ler se faz presente em nossas vidas,a atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Segundo Angela Kleiman, a leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos linguísticos sem a compreensão semântica dos mesmos.
Torna-se imprescindíveis também alguns conhecimentos prévios do leitor: os linguísticos, que correspondem ao vocabulário e regras da língua e seu uso; os textuais, que englobam o conjunto de noções e conceitos sobre o texto; e os de mundo, que correspondem ao acervo pessoal do leitor.
Para uma leitura satisfatória, ou seja, na qual a compreensão do que se lê é alcançada, esses diversos tipos de conhecimento estão em interação, logo, percebemos que a leitura é um processo interativo.
Ler é acima de tudo compreender, e para que isso possa acontecer, além dos já referidos processamento cognitivo da leitura e conhecimentos prévios necessários a ela, é preciso que o leitor esteja sempre comprometido com sua leitura, mantendo um posicionamento crítico sobre o que lê, não apenas passivo. Segundo ele, toda essa atividade vivida em nossa primeira
...