A LITERATURA FRANCESA DO SÉCULO XIX
Por: Mick Warhol • 24/10/2017 • Resenha • 597 Palavras (3 Páginas) • 409 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS – CCHN
DEPARTAMENTO DE LINGUAS E LETRAS – CCHN
CURSO: LICENCIATURA DUPLA EM PORTUGUÊS E FRANCÊS
DISCIPLINA: LITERATURA FRANCESA DO SÉCULO XIX
DOCENTE: GRACE ALVES DA PAIXÃO
AUTOR
HONORÉ DE BALZAC
OBRA
SARRASINE
MICK JESNER AZEVEDO FERNANDEZ
VITÓRIA
2017
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS – CCHN
DEPARTAMENTO DE LINGUAS E LETRAS – CCHN
Aluno: MICK JESNER AZEVEDO FERNANDEZ
Ano: 2017/2
Introdução:
O século XIX foi muito importante para a Europa e para o mundo porque foi palco onde aconteceram mudanças definitivas com o antigo regime. Esse período foi marcado por fortes instabilidades políticas e sociais, em um processo sem volta que culminaria na sociedade moderna como a conhecemos atualmente.
Entre os movimentos que influenciaram o pensamento à época, podemos citar a Revolução Francesa (no final do século XVIII), as guerras napoleônicas e a Revolução Industrial.
Presente nos principais movimentos da época, o sentimento de antagonismo entre o progresso tecnológico e condições sociais marcou o século XIX e serviu de inspiração para diversos processos emancipacionistas e movimentos literários, nos séculos seguintes. Esse antagonismo também alimentou movimentos literários como o Romantismo e, posteriormente, o Realismo.
Honoré de Balzac viveu no século XIX e, incentivado por essa série de acontecimentos, preocupou-se em retratar a sociedade francesa tal como era, com suas virtudes, vícios, qualidades, defeitos, hipocrisias e, talvez por isso, tenha sido considerado como um dos mais expressivos autores do século XIX e seus romances são ainda tão atuais.
A vida de Honoré de Balzac
Honoré de Balzac nasceu em 20 de maio de 1799 em Paris, e foi um escritor francês. Frequentou, quando criança, o colégio oratoriano de Vendôme, que possuía um tratamento especial aos alunos desobedientes – uma sala de castigo – para onde muito frequentemente era mandado. Segundo Robb (2002), essas lembranças podem ser encontradas em suas obras, como no romance Louis Lambert (1832), em que narra a história de um menino que estudou em Vendôme.
Em 1816, entra na Sorbonne para estudar Direito, onde tem aula com importantes nomes da academia francesa da época. Logo após concluir o curso, dedica-se a escrever sob pseudônimos, sem muito sucesso.
Alguns anos mais tarde, em 1832, Balzac dedica-se a escrever
...