A Linguagem
Por: Naiana Faquim • 23/11/2015 • Trabalho acadêmico • 600 Palavras (3 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERABA – UNIUBE
NAIANA FAQUIM SILVA
CURSO DE LETRAS-PORTUGUES E INGLES - MODALIDADE A DISTÂNCIA
Prática pedagógica III
JAGUARÉ-ES
2015
[pic 2][pic 3]
UNIVERSIDADE DE UBERABA
Naiana Faquim Silva
PRÁTICA PEDAGÓGICA III
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências da conclusão da disciplina prática pedagógica III.
JAGUARÉ – ES
2015
Resumo
Introdução
PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E PROCEDIMENOS DA EDUCAÇÃO
A Educação básica é formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A não terminalidade dessa etapa significa comprometer a oportunidade dos cidadãos de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores.
A etapa da escolaridade que se refere à obrigatoriedade de estudos refere-se ao Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria e à progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao Ensino Médio.
A consolidação do Estado democrático, as novas tecnologias e as mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos exigem que a escola possibilite aos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo nas dimensões fundamentais da cidadania e do trabalho, respeitando as experiências pessoais e usando-as a favor da construção do conhecimento.
A flexibilidade na aplicação de seus princípios e bases, de acordo com a diversidade de contextos regionais, pressupõe intensa e profunda ação dos sistemas em nível Federal, Estadual e Municipal.
Reside justamente na possibilidade de adaptação às realidades de comunidades inteiras e de indivíduos que delas fizerem parte, visando um melhor aproveitamento e resultados. As diretrizes estão em uma proposta de métodos e não uma cartilha a se seguir rigidamente.
Desta forma toda a esfera governamental, aliada à colaboração da sociedade deverá assegurar o que é proposto e trabalhar para garantir o que for elaborado e o que for obrigatório. Porque existirão normas, mas também haverá possibilidade de adaptação proposta e/ou executada pela sociedade e pelo governo.
As Diretrizes Curriculares Nacionais “são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica, expressas pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que orientarão as escolas brasileiras nos sistemas de ensino, na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas.” As sete diretrizes que deverão, assim, orientar as práticas educacionais no país são:
-Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que refere-se à educação pré-escolar, quando a criança começa sua convivência no ambiente da escola e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade.
-Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental; com duração mínima de oito anos, é obrigatório e gratuito na escola pública, tem por objetivo a
...