TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem, Língua e Linguística

Por:   •  7/5/2018  •  Resenha  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Maria Eduarda Costa             RA: 17753195

Professora: Gabriela Orosco

Linguagem, Língua, Linguística

Referencia bibliográfica: Peter, Margarida. Introdução à Linguística. In: FIORIN, José Luiz (org).Introdução à linguística: I – Objetos Teóricos. São Paulo: Editora Contexto 6ª. ed.,2012. Pág. 111-23.

Resenha

       O texto ‘’Linguagem, língua, linguística'' aborda questões como: as definições de fala, de linguística e de linguagem e a historia do estudo da linguagem, além de explicar os pensamentos e Saussure e Chomsky.

       O primeiro capítulo expõe a questão da linguagem humana de acordo com dois pontos de vista diferentes. O ponto de vista de Saussure e de Chomsky.

Além do texto discorrer sobre o que é linguagem e sobre a hipótese de uma linguagem animal ele também discorre sobre a trajetória histórica do estudo da linguagem iniciada no século quarto antes de Cristo.

       Em seu artigo, Petter afirma que os hidus sentiram a necessidade de estudar a língua escrita por razões religiosas, para que os textos sagrados não sofressem modificações. E os gramáticos hidus são os responsáveis pela produção dos modelos de análise que foram ser descobertos no século XVIII.

O texto relata, ainda, que os gregos detinham-se em definir as relações entre o conceito e a palavra; enquanto, entre os latinos, destaca-se Varrão, estudiosos esses que se dedicaram aos estudos da gramática.

       A autora destaca que o conhecimento de uma maior quantidade de línguas vai provocar, no século XIX, o interesse pelas línguas vivas, pelo estudo comparativo dos falantes, demonstrando o fato de que as línguas se transformam com tempo. Todavia, conforme o artigo, somente no século XX, com a divulgação da obra “Curso de Linguística Geral” que o estudo sobre linguística é reconhecido como estudo científico.

       Próximo tópico abordado no texto é a definição de linguagem. Para discutir tal conceito, Petter cita Saussure, que reconhece a língua como um sistema de signos. Evidenciando a diferença entre linguagem, língua e fala que situa o objeto teórico da Linguística. E com isso, o texto explica que a língua e a fala são inerentes e que uma é condição para que a outra se manifeste. Além disso, Saussure considera que: ''a língua é um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos'' (1969: 17), ou seja o indivíduo sozinho não poderá criar nem modificar a língua.

       Logo em seguida a esse fragmento, o texto aponta a ideia de Saussure da necessidade de duas linguísticas: a linguística da língua e a linguística da fala. Inserido nesse contexto, a autora faz referência a Chomsky, que trouxe várias teorias novas para os estudos linguísticos.

       Chomsky defendia que a linguagem é uma habilidade transmitida geneticamente e própria do ser humano. Ele também defendia que toda língua natural possui um número finito de sons de sinais gráficos que os representam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com