A Linguagem, Língua e Linguística
Por: dudateacher • 7/5/2018 • Resenha • 810 Palavras (4 Páginas) • 232 Visualizações
Nome: Maria Eduarda Costa RA: 17753195
Professora: Gabriela Orosco
Linguagem, Língua, Linguística
Referencia bibliográfica: Peter, Margarida. Introdução à Linguística. In: FIORIN, José Luiz (org).Introdução à linguística: I – Objetos Teóricos. São Paulo: Editora Contexto 6ª. ed.,2012. Pág. 111-23.
Resenha
O texto ‘’Linguagem, língua, linguística'' aborda questões como: as definições de fala, de linguística e de linguagem e a historia do estudo da linguagem, além de explicar os pensamentos e Saussure e Chomsky.
O primeiro capítulo expõe a questão da linguagem humana de acordo com dois pontos de vista diferentes. O ponto de vista de Saussure e de Chomsky.
Além do texto discorrer sobre o que é linguagem e sobre a hipótese de uma linguagem animal ele também discorre sobre a trajetória histórica do estudo da linguagem iniciada no século quarto antes de Cristo.
Em seu artigo, Petter afirma que os hidus sentiram a necessidade de estudar a língua escrita por razões religiosas, para que os textos sagrados não sofressem modificações. E os gramáticos hidus são os responsáveis pela produção dos modelos de análise que foram ser descobertos no século XVIII.
O texto relata, ainda, que os gregos detinham-se em definir as relações entre o conceito e a palavra; enquanto, entre os latinos, destaca-se Varrão, estudiosos esses que se dedicaram aos estudos da gramática.
A autora destaca que o conhecimento de uma maior quantidade de línguas vai provocar, no século XIX, o interesse pelas línguas vivas, pelo estudo comparativo dos falantes, demonstrando o fato de que as línguas se transformam com tempo. Todavia, conforme o artigo, somente no século XX, com a divulgação da obra “Curso de Linguística Geral” que o estudo sobre linguística é reconhecido como estudo científico.
Próximo tópico abordado no texto é a definição de linguagem. Para discutir tal conceito, Petter cita Saussure, que reconhece a língua como um sistema de signos. Evidenciando a diferença entre linguagem, língua e fala que situa o objeto teórico da Linguística. E com isso, o texto explica que a língua e a fala são inerentes e que uma é condição para que a outra se manifeste. Além disso, Saussure considera que: ''a língua é um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos'' (1969: 17), ou seja o indivíduo sozinho não poderá criar nem modificar a língua.
Logo em seguida a esse fragmento, o texto aponta a ideia de Saussure da necessidade de duas linguísticas: a linguística da língua e a linguística da fala. Inserido nesse contexto, a autora faz referência a Chomsky, que trouxe várias teorias novas para os estudos linguísticos.
Chomsky defendia que a linguagem é uma habilidade transmitida geneticamente e própria do ser humano. Ele também defendia que toda língua natural possui um número finito de sons de sinais gráficos que os representam.
...