A Literatura
Por: andreiadai • 1/5/2019 • Trabalho acadêmico • 630 Palavras (3 Páginas) • 533 Visualizações
1 – Com base nas leituras feitas e na entrevista de Paulo César Pinheiro (disponível na ferramenta “arquivo”), elabore um texto reflexivo sobre a produção artística (sobretudo a literária) no Brasil. (15 a 20 linhas) .
Paulo César Pinheiro, um dos maiores compositores e letristas brasileiro e também escritor, em sua entrevista deixa claro que para ele música é também poesia, literatura, ao contrário do que “certa” corrente literária, como ele diz afirma. Para ele a poesia é muitas vezes tão musical quanto a letra das músicas que escreve.
Ao longo de sua entrevista cita Vinicius de morais como um dos primeiras poetas que rompeu com essa corrente tradicionalista e que desta forma conseguiu atingir e levar a literatura para além do Brasil, mostrando um pouco a arte brasileira. Desta forma, o artista Paulo Cesar Pinheiro, tenta sempre fazer das poesias letras de músicas, um jeito mais popular e fácil de chegar ao leitor, pois poucos compram livros, mas muitos compram cds.
O Brasil é um país cheio de por obras literárias dos mais variados gêneros, mas muitas vezes é preciso romper com o clássico, realizar investidas novas na conquista de leitores. Fazer um ambiente favorável, onde a literatura é apresentada aos leitores de forma sem ser imposta, onde o leitor possa ter fascínio na sua o a prática da leitura, transformando o ato de ler num relacionamento espontâneo, com o livro, revelando uma visão além das palavras.
Paulo Cesar Pinheiro, além de um leitor e apreciador de literatura brasileira, mostra na sua entrevista para todos aqueles que amam a música brasileira, a literatura e a cultura brasileira que vêm sendo
atacada pela mídia e demais correntes tradicionais, há décadas, que impõe uma cultura alienada, com valores, costumes e ideologias estranhas a essência do Brasil, que é uma mistura de raças, culturas e que sim é popular e para todos.
AULA 02
.
1 – Identifique os elementos que compõem a narrativa no poema Morte e vida Severina (espaço, tempo, narrador, enredo, personagens).
No decorrer do livro, o autor faz através do tempo e espaço uma denúncia social, mostrando a triste vida de um habitante da seca, o tempo não é determinado cronologicamente, o único indício que aparece é a situação da seca e a estação do verão, na época em que o Capibaribe seca.
O espaço possui um movimento de deslocamento: o retirante faz a travessia do Agreste para a Caatinga, da Zona da Mata para o Recife, ou seja, sai da serra, mais especificamente da Serra da Costela, e vai para o litoral, para Recife. Durante esse deslocamento que ele faz, em busca da vida, depara-se com tantas mortes e miséria, que pensa em se atirar no rio e apressar a própria morte.
A história é narrada em primeira pessoa, pelo personagem Severino e é composta de monólogos e diálogos com outros personagens.
2 - Em um parágrafo, relacione a obra ao tema a ser estudado neste semestre (políticas, gêneros e minorias).
Assim como os retirantes, da obra de Joao Cabral de Mello, minorias dentro de um Brasil ainda na ditadura militar, assim também são os escritores que sofreram com a imposição e censura. Essa geração, principalmente na poesia, era difícil encaixar os autores dentro de correntes literárias. Em um amplo espectro, é possível dizer que a poesia deixou de ser tão intimista passando para um maior formalismo.
...