A Literatura Modernismo
Por: lorenah_braga • 28/3/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 1.157 Palavras (5 Páginas) • 188 Visualizações
Primeira Fase Modernista (1922-1930)
- Considerada: heroica, destrutiva, consolidação
- Maior atenção para poesia
- Textos curtos
- Linguagem cotidiana (aproximação com o público)
- Base: humor/deboche/ironia/paródia
Oswald de Andrade:
- O “ponta lança” do Modernismo
- Postura mais polêmica
- Mestre no poema piada
- Valorização do erro
Destaques:
- Serafim Porte Grande
- Memórias sentimentais de João Miramar
- O Rei da Vela (teatro)
Mario de Andrade:
- O papa do Modernismo Brasileiro
- Postura mais equilibrada
- Defensor da livre pesquisa
- Estudioso da cultura nacional
Obras:
- Macunaíma
- Amar, verbo intransitivo
- Contos novos (Vestida de preto; 1° de maio; O peru de natal; O ladrão; Tempo de camisolinha)
Oswald de Andrade (1890-1954)
- Destronar a cultura acadêmica (Parnasiana)
- 1926: “Casamento com Tarsila”
- 1930: “Pagu” - 4° casamento
- Irônico, critico, atualizar nossa cultura (exemplo: As Meninas da Gare)
- Poesia, teatro, prosa
Destaque: O Rei da Vela
- Peça em três atos: Burguesia x Nobreza
- Abelardo I, Abelardo ll, Heloisa, D. Polaca
Mario de Andrade (1893-1945)
- Foi músico, escritor, professor
- A mente mais pensante do período
- Na poesia: Pauliceira Desvairada “inspiração”
- Destaque: Macunaíma “Rapsódia” (herói sem nenhum caráter)
Manuel Bandeira (1886-1968)
- Postura mais lírica do período
- Adesão gradativa ao Modernismo
- Amplamente coloquial
- A vida na poesia
- Poemas/prosa
- Temas: amor, vida, morte, solidão
Obras:
- A cinza das horas
- Carnaval
- Libertinagem
Segunda Fase Modernista (1930-1945)
- Período de engajamento social
Contexto histórico:
- Crise de 1929
- Regimes totalitários
- 2° Guerra Mundial
- Final da República do Café com Leite
- Revolução de 30
- Getúlio Vargas
- Estado Novo
Na literatura:
- Amadurecimento (forma-conteúdo) /engajamento
- Divisão: poesia (universal), prosa (regionalista)
- Preocupação em retratar o “eu no mundo”
- Poesia: apresenta tendência universal
- Prosa (maior força): regionalista (seca, cacau, cana de açúcar, sulino)
Principais poetas:
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)
- Natural de Itabira - MG
- Formação em Farmácia
- Foi funcionário público
- Foi considerado o maior poeta social brasileiro
- Divisão da obra: eu x mundo
Fase gauche: “Alguma Poesia”
- Torto
- Esquerdo
Fase social: “A Rosa do Povo” / José
- Postura combativa
- Questionamentos
Fase negação: “Claro Enigma”
- Pessimismo
Fase memória:
- Terra natal e infância
Posturas:
- Eu maior que o mundo
- Eu menor que o mundo
- Eu igual ao mundo
Cecília Meireles (1901-1964)
- Considerada uma neossimbolista
- Organizou a primeira Biblioteca Infantil (RJ)
- Poesia existencial (solidão, silêncio)
Vinicius de Moraes (1913-1980)
- Considerado “O Poetinha” brasileiro
- Foi: escritor, músico, diplomata
- Temas: amor, vida, morte, amizade, mulher
- Nova organização ao soneto
Destaques:
- Soneto de fidelidade
- Soneto de separação
Demais poetas (surrealistas):
- Jorge de Lima: preconceito racial
- Murilo Mendes: forte religiosidade
Prosa da Segunda Geração:
Jorge Amado
- Maior sucesso de público no período
- Apontado como: superficial e panfletário
- Romances de costume
- Linguagem do povo (coloquial), + humor
Textos:
- Tieta do Agreste
- Dona Flor e seus dois maridos
- Gabriela, Cravo e Canela
- Terras do Sem Fim
Rachel de Queirós (1910-2003)
- Natural de Fortaleza
- Representa o ciclo da seca
- Primeira mulher na A.B.L.
- Linguagem: “contação de histórias”
- Lançamento com: “O Quinze”
Destaques:
- Memorial de Maria Moura
- Dôra, Doralina
José Lins do Rego
- Representante do ciclo da cana de açúcar
- Natural da Paraíba
- Vida nos engenhos
- Miséria – decadência
- Formação de caráter
Destaques:
- Menino de Engenho
- Fogo Morto
Érico Veríssimo (1905-1975)
- Natural de Cruz Alta (RS)
- A alma solitária do Sul
- Uma literatura de análise
- Romances: urbanos, políticos, históricos
Destaques:
- Clarissa “burguesia de poa”
- Incidente em Antares “Realismo Fantástico”
- O tempo e o vento – 200 anos “1745-1945” (Um certo Capitão Rodrigo)
Graciliano Ramos (1892-1953)
- Natural de Quebrângulo (AL)
- Ciclo da seca
- Narrativas de densidade
- Preferência pela 1° pessoa
- Estilo enxuto-rápido
- Abordagem do meio
- Lançamento: “Caétes”
Destaques:
- São Bernardo (1934): Paulo Honório x Madalena; “busca pelo filho”
- Vidas Secas: narrativa em 3° pessoa; fuga da seca (melhores condições); fator psicológico
- Romances de Memória: infância; memória de Cárcere
Terceira Fase Modernista (1945-1960)
- Preocupação com “linguagem + contexto”
- Preferência por textos curtos
- Quebra com elementos da narrativa
Suporte histórico:
- Fim da Segunda Guerra Mundial
- Deposição de Vargas “fim do Estado Novo”
- Vargas eleito em 1951
- Posteriormente: JK – 50 anos em 5
- Jânio Quadros – renúncia: assume Jango
- Inauguração de Brasília
- Golpe Militar (1964)
Na arte:
- Teatro de comédia brasileira
- “Oscarito – Dercy – Fernanda Montenegro”
- Rádio: “Cauby Peixoto – Ângela Maria”
- 1950: “TV Assis Chateaubriand” – arte aliada com a mídia
Na literatura:
- Preocupação com linguagem (investigação)
- Surge o termo (pós)
- O sentido não é mais preexistente
- Quebra com os elementos da narrativa
- Preferência por textos curtos
Os representantes:
Guimarães Rosa (1908-1967)
- Natural de Cordisburgo – MG
- Um regionalismo “universal”
- Estudioso de línguas
- Foi escritor, médico e diplomata
- Neologismo, arcaísmo
Principais obras:
- Sagarana
- Corpo de Baile
- Grandes Sertões Veredas
Destaques:
- Esses Lopes
- Desenredo
Clarice Lispector (1920-1977)
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