A Literatura e Animalidade
Por: Ana Laura Barros Mafia • 3/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.433 Palavras (6 Páginas) • 229 Visualizações
Faculdade de Letras da UFMG
Disciplina optativa: Literatura e Animalidade
Profa. Maria Ester Maciel Borges
1o. semestre de 2015
Literatura e Animalidade
I. EMENTA
O curso propõe discutir as formas como escritores de diferentes nacionalidades têm lidado, em suas obras, com as questões do animal, da animalidade e das relações entre humanos/não-humanos. O repertório literário, composto de poemas e narrativas diversas, será abordado à luz das recentes contribuições teóricas sobre o tema, nos campos da literatura, da filosofia e da antropologia.
II. PROGRAMA
- Escrever o animal – do mundo antigo à modernidade
- A questão do animal na filosofia e na antropologia
- Cenas animais na narrativa contemporânea
- Animais poéticos e poesia animal
- Relações entre humano e não-humano: devires e metamorfoses
III. CRONOGRAMA
Março – 02, 04, 09, 11, 16, 18, 23, 25, 30 – 9 dias letivos
- Apresentação e discussão de programa, cronograma e bibliografia/ Introdução ao tema do curso
- Escrever o animal – da antiguidade à modernidade
- Fábulas de Esopo e bestiários medievais
- Bestiários modernos e contemporâneos
Textos crítico-teóricos:
DESBLANCHE, Lucile. As vozes dos bichos fabulares: animais em contos e fábulas. Pensar/escrever o animal.
LAJOLO, Marisa. No tempo em que os animais falavam. Revista Aletria
MACIEL, M.E. O animal escrito – um olhar sobre a zooliteratura contemporânea (1ª. parte)
Textos literários
Fragmentos de bestiários medievais
Histórias naturais, de Jules Renard
Manual de zoologia fantástica, de J.L. Borges e Margarita Guerreiro
A ovelha negra e outras fábulas, de Augusto Monterroso
Jardim zoológico, de Wilson Bueno
Texto suplementar:
OLIVEIRA, Eduardo Jorge. Manuais de zoologia. Os animais de Jorge Luis Borges e Wilson Bueno. Belo Horizonte, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.
Abril – 06, 08, 13, 15, 22, 27, 29 – 7 dias letivos
- A questão do animal na filosofia e na antropologia
- Escrever a animalidade: o animal como sujeito
- Interações, confrontos e afetos entre humanos e não humanos
Textos crítico-teóricos:
BERGER, John. Por que olhar os animais?
COETZEE, J.M. A vida dos animais.(1ª. parte)
DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou.
VIVEIROS DE CASTRO, Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena. A inconstância da alma selvagem
Textos suplementares:
NUNES, Benedito. O animal e o primitivo: os Outros de nossa cultura. Pensar/escrever o animal.
LESTEL, Dominique. O animal como sujeito. As origens animais da cultura.
Textos literários:
Baleia, de Graciliano Ramos
O burrinho pedrês, de Guimarães Rosa
A galinha cega, de João Alphonsus
Um relatório para uma academia, de Franz Kafka
O búfalo, de Clarice Lispector
A vingança de Djemal, de Patricia Highsmith
Atividade extra:
Bate-papo com o escritor mineiro Maurício Meirelles
Maio – 04, 06, 11, 13, 18, 20, 25, 27 - 8 dias letivos
- Cenas da vida animal no romance Desonra (Disgrace), de J.M.Coetzee
- Poesia, animal e animalidade
- Animais poéticos – leituras de poesia moderna e contemporânea
Textos crítico-teóricos:
COETZEE, J.M. A vida dos animais (parte 2).
BATAILLE, Georges. A animalidade. Teoria da religião.
LESTEL, Dominique. A animalidade, o humano e as “comunidades híbridas”. Pensar/escrever o animal.
Textos literários
COETZEE, J.M. Desonra (romance).
Poemas selecionados de Ted Hugues, José Emilio Pacheco, Juan José Arreola, Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros, Jacques Roubaud, Astrid Cabral, Luíza Neto Jorge, Nuno Ramos e Eucanaã Ferraz.
Textos suplementares:
SOUZA, Eneida Maria de. De animais e de literatura: Rosa, Kafka e Coetzee
MACIEL, M.E. Poéticas do animal. Pensar/escrever o animal.
MACIEL, M.E. A vida dos outros: J.M. Coetzee e a questão dos animais
Junho – 01, 03, 08, 10, 15, 17, 22
- Nas fronteiras entre o humano e o animal: devires e metamorfoses
- Seminário final
- Prova / encerramento do curso
Textos crítico-teóricos:
DELEUZE, G., GUATTARI, F. Devir-intenso, devir-animal, devir-imperceptível. Mil platôs.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Esboço de cosmologia yawalapíti ( Processos, p. 65-85). A inconstância da alma selvagem
Narrativas para os seminários finais (a serem distribuídas entre os grupos de alunos)
A metamorfose, de Franz Kafka.
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