TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura e Hegemonia

Por:   •  11/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

PROF. CÁSSIO TAVARES

DISCENTE: JOEL SOUSA RIBEIRO 

MATRÍCULA: 202204896

LITERATURA E HEGEMONIA

  1. Desde que a palavra “literatura” surgiu, que significados ela adquiriu ao longo do tempo? Prepare uma lista.
  • Século XIV-XV: Alfabetização/letramento.

A própria palavra começou a ser usada em inglês no século XIV, seguindo precedentes francês e latino: sua raiz foi littera, do latim, uma letra do alfabeto. A literatura era então uma situação de leitura: ser capaz de ler e de ter lido. Estava, com freqüência, próxima do sentido moderno da palavra inglesa literacy [alfabetização, estado de alfabetizado], que só surgiu na linguagem do século XIX, tendo sua introdução se feito necessária em parte por ter a palavra literature adquirido um significado diferente[...] literature era principalmente um conceito social generalizado, que expressava um certo nível (minoritário) de realização educacional. (WILLIAMS, 1979, p. 51-52).

  • Século XVI - XVIII: Textos escritos qualitativamente superiores por seu domínio da expressão verbal.

Ela se tornaria uma categoria mais geral do que poetry, ou do que a palavra mais antiga poesy, que eram termos gerais para a composição imaginativa, mas que em relação ao desenvolvimento de literature tornaram-se predominantemente especializadas, a partir do século XVII, como composição métrica, e especialmente composição métrica escrita e impressa (WILLIAMS, 1979, p. 52).

  • Século XVIII- XIX: Experiência humana plena, central, imediata.

“Literatura” acompanhou esse movimento O amplo significado geral ainda existia, mas um significado especializado passou a predominar, em torno das qualidades características do “imaginativo” e “estético” (WILLIAMS, 1979, p. 55).

Na Inglaterra do séc. XVIII, o conceito de literatura não se limitava, como costuma ocorrer hoje, aos escritos “criativos” ou “imaginativos”. Abrangia todo o conjunto de obras valorizadas pela sociedade: filosofia, história, ensaios e cartas, bem como poemas (EAGLETON, 1996, p. 23).

  1. Que função social a literatura adquiriu em cada um desses casos? Explique o contexto da luta de classes que, em cada época, interferiu no significado da palavra “literatura”, e como ela beneficiava a classe que a propunha.

A Inglaterra do século XVIII estava tentando se reconstruir, após uma guerra civil que ocorreu no século anterior. Essa guerra colocou, de forma violenta, as classes sociais uma contra as outras. Para haver uma nova tentativa de consolidação da ordem social de uma ordem social afetada, conceitos de Razão, Natureza, ordem e propriedade, eram muito importantes.

A necessidade de unir a aristocracia governante com as classes médias, que se tornaram poderosas, trouxe para a literatura uma nova importância. “O sentido moderno da palavra literatura só começa a surgir de fato a partir do século XIX” (EAGLETON, 1996). Contudo, houve primeiro uma limitação da categoria da chamada obra “criativa” ou “imaginativa”. As últimas décadas do séc. XVIII testemunharam uma nova divisão e demarcação dos discursos, uma reorganização radical do que poderíamos chamar de "formação discursiva" da sociedade inglesa (EAGLETON, 1996). Outrossim, nesse final de século está a doutrina semimística do símbolo; para o romantismo o símbolo torna-se panaceia de todos os problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (198.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com