A Literatura e Outras Séries Culturais
Por: giucarr • 6/11/2019 • Trabalho acadêmico • 493 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
AVA2 – Trabalho da Disciplina
Literatura e Outras Séries Culturais
Prof: Ana Cristina dos Santos
Aluno: Giuliana Carrano
Matrícula: 20184300700
Querido Vitor,
Como está tudo por aí? Aqui está tudo bem, sem grandes novidades.
Queria te falar à respeito de um conto que li essa semana. O conto se chama Olhos D`água da escritora Conceição Evaristo. Sei que você é um apaixonado por contos como eu, especialmente contos que descrevam a trajetória de mulheres fortes.
A primeira coisa que me fez gostar desse conto foi o fato de ter a presença marcante das mulheres na vida da personagem central. Ela indaga a todo momento qual seria a cor dos olhos de sua mãe. E enquanto ela busca essa recordação que a princípio ela não se lembra, ela vai recordando de muitos outros fatos importantes de sua mãe e de sua infância. Lembra-se das irmãs, das tias, de suas antepassadas vindas da África. Ela se recorda perfeitamente da força de sua mãe, mas não da cor de seus olhos.
Achei curioso o fato das mulheres serem tão importantes em minha vida também. Minha mãe, minhas avós, tias, primas, amigas de infância e adolescência. Mulheres tão fortes e essenciais em minha vida, que com certeza fizeram de mim o que sou hoje. E ainda por cima, hoje também tenho minha filha que me ensina o que é o amor verdadeiro todos os dias.
Recordei-me agora, do filme Colcha de Retalhos com a Winona Ryder, onde a força da mulher também é exaltada. Você se lembra desse filme? Onde uma jovem em conflito em seu relacionamento com o noivo busca refúgio na casa de sua avó e tia-avó. Lá ela descobre que ambas fazem parte de um grupo de mulheres que fazem colchas de retalho feitas à mão. À medida que o filme se desenrola ela vai conhecendo as outras integrantes do grupo e suas histórias de vida cada vez melhor. E de sua avó e tia também. Mulheres cheias de sabedoria, com quem ao final a personagem principal aprende muito.
Por fim, a personagem de Olhos D`água desespera-se por não se recordar da cor dos olhos de sua mãe e decide voltar à sua terra natal. Sua conclusão é a de que os olhos de sua mãe sempre estavam cheios de lágrimas, cheios de emoção. Como se seus olhos trouxessem águas correntezas, olhos d`´agua. Agora a personagem que também tinha uma filha, fazia com ela uma brincadeira para descobrir a cor dos olhos uma da outra, em que os olhos de uma são o espelho dos olhos da outra.
O que você achou do conto? Você gostou? Eu achei lindíssimo. Depois me conta.
Saudades sempre.
Beijos.
Giuliana
...