A Origem Dos Contos De Fadas
Artigos Científicos: A Origem Dos Contos De Fadas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ManuOtte • 5/11/2013 • 914 Palavras (4 Páginas) • 693 Visualizações
Contos de fadas
Os contos de fadas ou contos maravilhosos são uma variação do conto popular ou fábula. Partilham com estes o fato de serem uma narrativa curta cuja história se reproduz a partir de um motivo principal e transmite conhecimento e valores culturais de geração para geração, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Nos contos, que muitas vezes começam pelo "Era uma vez", para salientar que os temas não se referem apenas ao presente tempo e espaço, o leitor encontra personagens e situações que fazem parte do seu cotidiano e do seu universo individual, com conflitos, medos e sonhos. A rivalidade de gerações, a convivência de crianças e adultos, as etapas da vida (nascimento, amadurecimento, velhice e morte), bem como sentimentos que fazem parte de cada um (amor, ódio, inveja e amizade) são apresentados para oferecer uma explicação do mundo que nos rodeia e nos permite criar formas de lidar com isso.
Entre os grandes autores, além do irmãos Grimm, encontram-se o francês Charles Perrault, que deu vida à Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida, Pequeno Polegar e Gato de Botas; Andersen, que nos presenteou com a história do Patinho Feio; Gabrielle-Suzanne Barbot, a Dama de Villeneuvee com a Bela e a Fera e Charles Dickens, com o Conto de Natal e a história de Oliver Twist. No Brasil, a maior conquista foi Monteiro Lobato, cuja a obra ainda hoje serve de base ao início literário de muitas crianças.
Caracteristicamente os contos envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento, e apesar do nome, animais falantes são muito mais comuns neles do que as fadas propriamente ditas. Alguns exemplos: "Rapunzel", "Branca de Neve e os Sete Anões" e "A Bela e a Fera".
A Origem dos Contos de Fada
Tudo começou na antiguidade, quando os Irmãos Grimm, os caras mais mentirosos que já existiram, resolveram inventar a primeira Fábula. Depois de escreverem suas mentiras, foram perseguidos pelos povos bárbaros e morreram nas fronteiras do Império Romano. Mas antes de morrerem enviaram cópias de todas histórias para a Biblioteca de Alexandria.
Uma fada realizando o seu sonho
Pouco tempo depois um débil mental que foi imperador de Roma, um tal Nero, pôs fogo em Alexandria e quase tudo que havia na biblioteca se perdeu. Mas alguns contos foram salvos graças a uma mulher e um menino egípcios respectivamente de nomes Cléopatra e Moisés, que roubaram da biblioteca os livros antes que queimassem e os esconderam próximos das Pirâmides de Gisélle, em uns túneis abandonados. Daí em diante, surge essa porra que é chamada de "conto de fadas".
Branca de Neve, Rapunzel ou Cinderela, antes os contos de fada eram transmitidos oralmente ou por meio das séries de TV, hoje eles ganham outras interpretações e são veiculados também na internet. Não importa a forma de comunicação, as pequenas narrativas ainda são muito usadas por pais e educadores.
Publicidade
Representam um meio de a criança compreender a si própria, além de auxiliá-la na busca dos significados da vida.
“O mundo da magia prende a atenção da criança porque para elas não existe uma linha que separa seres ou objetos inanimados de seres com vida. A fantasia é a
...