A Quarta Instrução Trata de Dois Temas
Por: periclesbnf • 14/3/2022 • Dissertação • 869 Palavras (4 Páginas) • 217 Visualizações
Quarta Instrução
Venerável Mestre
Irmão Primeiro Vigilante
Irmão Segundo Vigilante
Caros Irmãos
A Quarta Instrução trata de dois temas: O primeiro, da Forma e Dimensões do Templo, bem como sua Sustentação, e o segundo tema trata da Solidariedade, da Moral Maçônica e de como devemos agir no combate à ignorância, ao fanatismo e a superstição.
Sobre a forma e dimensões do templo:
O Templo maçônico é um quadrilongo que se estende do Oriente, onde nasce a Luz, ao Ocidente, onde esta Luz é espalhada. Sua largura vai do Norte ao Sul e sua altura da superfície ao centro da Terra. Isto significa que o templo não tem limites, visto que a maconaria é universal e o Universo é uma imensa Oficina. “Do oriente ao ocidente” refere-se ä Senda da vida ou caminho do progresso, descrevendo a viagem das Luzes do Evangelho da civilização, vindas do Oriente, e espalhando-se pelo ocidente. “Do norte ao sul” refere-se ä Lei dos ciclos, que nos aproxima do domínio das causas e dos efeitos.
O sustentáculo da Loja é feito por três Colunas, também chamas de Colunas Morais: a Sabedoria, a Força e a Beleza.
A Sabedoria, representada pelo Veneravel mestre, corresponde ao pensamento, ä inteligência que concebe e manifesta o plano do G.A.D.U. e que dirige o trabalho dos obreiros. É representada pela deusa Minerva (mitologia romana) ou Atenas (mitologia grega).
A Força, representada pelo Irmão Primeiro Vigilante, corresponde ä força que trata de realizar o que a primeira concebe. É representada por Hércules.
E a Beleza, representada pelo Irmão Segundo Vigilante, deve adornar nossas ações, nosso caráter e nosso espírito. É representada por Vënus.
Estas colunas também representam Salomão pela Sabedoria, Hiram pela Força e Hiram Abif pela Beleza.
Por isso a loja é sustentada por três colunas: porque a sabedoria, a forca e a beleza são o complemento de tudo e sem elas nada é perfeito e durável. A sabedoria cria, a forca sustenta e a beleza adorna.
A segunda parte da Quarta Instrução, sobre a moral maconica, resume-se no lema da revolução francesa, “Liberdade, igualdade e fraternidade”, pois a maconaria tem por finalidade combater a ignorância, o fanatismo e a superstição. É uma escola que oferece o seguinte programa: obedecer as leis do país; viver segundo os ditames da honra; praticar a justiça e o amor ao próximo; e trabalhar incessantemente pela felicidade do homem a fim de obter sua progressiva e pacífica emancipação.
E por que devemos combater a ignorância, o fanatismo e a superstição?
A ignorância, que tem como princípios o “nada saber”, “saber mal o que sabe” e “saber outras coisas além do que deve saber”, é a causa de todos os vícios e por isso inimiga do progresso. Afugenta as Luzes, intensifica as trevas e está em constante combate contra a verdade, o bem e a perfeição.
O fanatismo porque é a exaltação religiosa que perverte a razão e conduz seus seguidores, em nome de um deus, a praticarem atos condenáveis.
A superstição porque é um culto falso, contrário a toda razão e idéias que se deve ter de Deus.
E como combatemos isso? Com a Solidariedade, não somente entre Irmãos Maçônicos, mas a solidariedade entre todos os homens que são retos de princípios, que praticam o bem e que tenham sofrido reveses da vida. Em igualdade de circunstancias devemos sempre preferir um irmão por conhecer e saber que é livre e de bons costumes, mas um de nossos princípios é tratar a todos com igualdade, independente de credo, cor ou raça, visto que a Solidariedade e a Moral Maçônica devem estar junto äs causas justas e nobres.
...