Educação, trabalho e desenvolvimento do dossiê: o problema da integração de programas de treinamento e treinamento de trabalhadores, que trata do tema estruturante do pensamento pedagógico brasileiro
Artigo: Educação, trabalho e desenvolvimento do dossiê: o problema da integração de programas de treinamento e treinamento de trabalhadores, que trata do tema estruturante do pensamento pedagógico brasileiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Laisnovaes • 1/9/2014 • Artigo • 267 Palavras (2 Páginas) • 443 Visualizações
Este número da Revista Trabalho & Educação traz o Dossiê Educação, trabalho e desenvolvimento: a problemática da integração curricular e a formação dos trabalhadores, que versa sobre tema estruturante do pensamento pedagógico brasileiro, para o qual não há como pensar questões educacionais sem considerar os elementos materiais da formação humana.
Observamos que o conceito de trabalho operado no conjunto dos textos é aquele de trabalho em geral, observado em suas configurações históricas e lembrado por suas dimensões ontológicas. A aproximação da problemática de uma formação para aqueles que vivem do trabalho exigiu, entretanto, dos autores, discutir as especificidades dos interesses em jogo na educação regular, na formação profissional e na educação de adultos trabalhadores. E é por diversos caminhos que o Dossiê cumpre sua tarefa de atualizar o debate sobre as relações entre Trabalho e Educação. Primeiramente, mostra que essas relações são marcadas por complexidades sócio-econômicas e culturais, extrapolando tempos históricos e espaços geográficos delimitados. Um segundo aspecto observado no conjunto dos textos é aquele dos desafios teórico-práticos da integração curricular disputados no plano político pedagógico das ofertas educacionais destinadas àqueles que vivem do trabalho e seus filhos. E, finalmente, contribui para compreender que tais questões extrapolam o campo da educação, da formação profissional e se dirigem às questões mais vastas da formação humana na contemporaneidade. Vários dentre esses aspectos também perpassam a diversidade de textos da nossa chamada contínua.
Ousamos, mais uma vez, ao adotar o procedimento de, em sendo original uma contribuição estrangeira, editá-la na língua em que foi produzida e traduzi-la para o português de modo a permitir o acesso a um número maior de leitores.
...