TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REFLEXÃO SOBRE OS TREZE TEXTOS

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  1.505 Visualizações

Página 1 de 7

LICENCIATURA EM LETRAS (PORTUGUÊS/INGLÊS)

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTE AOS TREZE TEXTOS

AREADO

2015

REFLEXÕES REFERENTES AOS TREZE TEXTOS

Texto 1 – Educação? Educações: aprender com o índio

“De tudo o que se discute hoje sobre a educação, algumas das questões entre as mais importantes estão escritas nesta carta de índios. Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante.”

O texto nos permite visualizar a perspicácia e preparo dos índios ao lidar com o homem branco. Reconhecem o interesse do homem branco em ajudar e agradecem a oferta de educação para os jovens indígenas, porém s recusam, pois acreditavam que seus jovens ao voltarem para sua origem esqueceriam como agir em sua cultura.

Basicamente, a educação de cada povo virá inicialmente do que formou aquele povo. Vários aspectos como cultura, religião e as diferentes formas de governo, por exemplo, moldam a educação, a tradição e consequentemente o futuro de uma nação.

Texto 2 – O fax do Nirso

“Num mercado competitivo, todo profissional precisa de um diferencial para ocupar determinadas posições e ascender na carreira. Por vezes, este diferencial é representado por um ou mais diplomas.”

Nirso era um funcionário que não tinha o domínio na escrita da língua portuguesa, mas era hábil e competente em vendas, aumentando assim a lucratividade da empresa. E era isso que importava a seu chefe, lucros, mais do que o preparo do ser humano (funcionário).

Entende-se assim que a educação escolar não esteja perdendo espaço no mercado de trabalho ou que algum dia venha perder, mas que está desacreditada e precisa de renovação.

Texto 3 – A história de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

A história do Chapeuzinho Vermelho contada para as crianças as fazem acreditar que o lobo é mau, e a menina assim como a vovozinha são as vítimas. Na versão contada pelo lobo entende-se que Chapeuzinho e sua avó estavam destruindo a floresta, e ele ao tentar explicar seu ponto de vista, foi injustiçado por não ter sido ouvido.

Em sala de aula o professor deve manter aberto o diálogo, uma discussão para troca de ideias em todos os sentidos. Todos têm direito de argumentar, baseando-se obviamente em algo provável. O professor deve orientar e apresentar os dois lados (caso existam) e apontar as fontes que embasam sua argumentação. O aluno deve fazer o mesmo.

Texto 4 – Uma pescaria inesquecível

“Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica.”

O texto sobre “Uma pescaria inesquecível” mostra claramente que educar uma pessoa com ética é fundamental para o ser humano, porque ele jamais esquece quando cresce, daquilo que aprendeu na infância. Ele apresenta exatamente a situação em que o pai tendo condições de levar a vantagem e permitir ao filho a chance de ficar com o maior peixe que o menino havia pescado, não o faz, agindo eticamente mesmo estando sozinhos à beira do lago. O pai aproveita o momento para ensinar ao filho a lição de fazer o certo sempre.

A ética é a base do caráter e da moral de uma pessoa. E não adianta se autoproclamar ético. É preciso ser e agir com ética em todas as situações.

Texto 5 – A folha amassada

Todo ser humano é feito de emoção e razão. Muitas vezes deixamos a emoção tomar conta e acabamos perdendo da razão.

O texto “A folha amassada” nos mostra que algumas situações são totalmente inesperadas, e mesmo a mais preparada das pessoas, pode ver-se um dia em situação de não saber qual atitude tomar diante de um aluno explosivo como abordou o texto.

Acredito que o primeiro passo é tentar aproximar-se do aluno tentar entender as razões que o levam ser tão explosivos, como, por exemplo, problemas familiares. O exemplo da folha amassada, é uma ótima forma de fazer o aluno a compreender que atitudes e palavras proferidas em um momento de raiva por exemplo, deixam marcas que jamais poderão ser esquecidas.

Texto 6- A lição dos gansos

“No outono, quando se vê bandos de gansos voando ao sul, formando um grande “V” no céu, indaga-se o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem desta forma. Sabe-se que quando cada ave bate as asas, move o ar para cima, ajudando a sustentar a ave imediatamente atrás. Ao voar em forma de “V”, o bando se beneficia de pelo menos 71% a mais de força de voo do que uma ave voando sozinha.”

Os gansos andam em bando para que o vento das asas do líder ajudem o impulso dos outros, este texto nos mostra que quando todos focam em um mesmo objetivo, uma equipe conquista mais facilmente bons resultados, cada um fazendo sua parte. Ninguém vive sozinho, vivemos em comunidade e precisamos uns dos outros.

Texto 7 -  Assembleia na Carpintaria

O texto “Assembleia na Carpintaria”, nos deixa claro a situação de aceitar o outro como ele é e trabalhar em cima das qualidades que cada um apresenta.

Muitas vezes vemos os defeitos dos outros justamente para esconder os nossos. Como o texto abordou, todos temos defeitos e todos temos qualidades. O importante é trabalharmos unidos, em equipe, procurando sempre exaltar as qualidades de cada um e, na medida do possível, aprender com nossos erros para o desenvolvimento contínuo daquilo que talvez não sejamos tão bons.

Texto 8 – Colheres de cabo comprido

O texto “Colheres de cabo comprido” nos faz refletir a necessidade que temos de ajudar e ser ajudados. Temos que ser menos egoístas, gananciosos, invejosos e cooperar uns com os outros.

Trabalho em equipe é quando uma tarefa quase impossível de realizar sozinho, é feita com facilidade com um grupo de pessoas que trabalham juntas, com o mesmo objetivo.

Texto 9 – Faça parte dos 5%

Sabemos que em grupos, sempre algumas pessoas se destacam e outros não fazem a diferença, não podemos definir quantos são bons ou ruins, mas podemos fazer nossa parte da melhor maneira. Não é correto em uma sala de aula dizermos que só 5% dos alunos vão se sair bem. Mas trabalhar em prol dos 5% que farão a diferença que esperamos um dia vale a pena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com