A Reflexão Sobre 13 Textos
Por: Zoemel • 14/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.514 Palavras (7 Páginas) • 445 Visualizações
A educação não se restringe apenas a transmissão de informação acumulada, mas também a transmissão de cultura, como de símbolos diversos de uma sociedade.
A educação não é um modelo único, a escola não é o único lugar onde se pratica e o professor profissional não é o único que ensina.
“Pergunto coisas ao Buriti; e o que ele responde é: a coragem minha Buriti quer todo o azul, e não se aparta de sua água - carece de espelho. Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende” (Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas) citado por BRANDÃO 1981.
Todos os dias as trocas ocorrem, entre os homens e natureza, com o corpo e a consciência acumulando a sabedoria de um grupo social. Os próprios índios possuem uma pedagogia própria para a transmissão de conhecimentos, mantendo vivas as tradições. Essas pedagogias contribuem para uma política e pratica educacional adequada aos desejos e necessidades dos povos indígenas. A educação está relacionada às mudanças de sujeitos e mundos em algo melhor de acordo com cada visão do que é “melhor”.
O que é melhor para mim, pode não ser o melhor para o outro. A educação que recebemos está vivenciada na nossa cultura, na nossa necessidade. A necessidade dos índios não correspondia a educação que o branco queria oferecer. Mediante a realidade de vida deles, de nada valia a educação do branco. Vivemos em um mundo multicultural, com diferentes valores e costumes. Inseridos nesta realidade, não podemos achar que somos donos do saber e de uma única forma de educação, pelo contrário, estamos a cada dia aprendendo com aqueles que muitas vezes estamos querendo ensinar.
2- O fax do Nirso
A cada dia acompanhamos a concorrência no mercado de trabalho e as exigências para assumir cargos importantes. No texto apresentado, Nirso é um vendedor talentoso com habilidades para vendas, apesar da sua péssima escrita desenvolve sua função se destacando dos demais. O Nirso não precisou de um diploma, pois a experiência profissional dele, o fez capaz de exercer sua função. Mas casos como o Nirso são minoria, na realidade sem a educação escolar, um indivíduo não consegue se sobre sair, nem sobreviver ao mercado de trabalho, mesmo sendo autônomo, há sempre a necessidade de seguir atualizando-se.
3- A história de Chapeuzinho Vermelho
Muitos professores impõe como verdade absoluta tudo que ele ensina e não estão dispostos ou preparados para promoverem debates que se conclua um fechamento contrário do que eles querem. A escola nos ensina que o professor é um grande formador de opiniões, um exemplo de sabedoria a ser seguido. Mas muitos negam aos alunos o direito de opinar. Como professores devemos aceitar os diversos pontos de vista, estimular os alunos a questionar e dar o direito de concordar ou discordar. Com troca de ideias e mentes abertas é possível que tanto o aluno como o professor cresçam como pessoa.
4- Uma pescaria inesquecível
A ética é a base do caráter e da moral de um indivíduo. Ela deveria fazer parte da nossa grade curricular. Professores comprometidos com a ética, influenciam eticamente seus educandos, dando sua contribuição na transformação da sociedade. Sabemos que isso se constata em longo prazo, mas com certeza no tempo presente influenciam a mudança de pensamento, de atitude, ou seja, a vida de seus educandos. Assim como o pai que aproveitou o momento em que manda o filho devolver o peixe, mesmo estando sozinhos a beira do lago, para ensinar ao filho a lição do certo e do errado, onde não devemos obtermos vantagens de forma indiscriminada, ultrapassando nossos valores, agindo conforme os princípios éticos e morais. E depois de adulto tinha internalizado a conduta correta ensinada quando pequeno pelo pai.
5- A folha amassada
Eu já leciono na área e já passei pela experiência de ter um aluno muito agressivo em sala de aula, e das várias tentativas em controlar a situação a que repercutiu com sucesso foi ser tolerante e atenciosa, sem ceder a falta de bom senso, torna-se amiga, confidente, conselheira, para que o convívio seja o melhor possível. Controlar a situação, evitará que o aluno deste tipo possa influenciar o comportamento dos outros alunos, e fazer com que uma situação isolada cresça para uma confusão generalizada.
6- A lição dos gansos
Trabalhar em equipe significa criar um esforço coletivo para resolver um problema, são pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa visando concluir determinado trabalho, cada um desempenhando uma função específica, mas todos unidos por um só objetivo, alcançar o tão almejado sucesso. No texto “ A lição dos gansos” nos ensina a importância do trabalho em equipe. Ninguém vive sozinho. Um bom educador precisa trabalhar em equipe, aliando sua atividade com a participação da escola, pais e alunos.
7- A assembleia na Carpintaria
A maior lição que se pode tirar deste texto é sobre unir qualidades. Todos os seres humanos têm qualidades e defeitos, não existe ninguém perfeito, até porque, qual a graça que teria na vida se todos fossemos perfeitos? A vida seria um tédio total, a grande alegria na vida está justamente em não sermos perfeitos e precisarmos de pessoas ao nosso lado. Na relação professor e aluno é importante que se reconheça a qualidade do aluno e sem constrangimento demonstrar seus defeitos, equilibrando esses dois pontos, reforçando os pontos fortes e melhorando os pontos fracos.
8 – Colheres de cabo comprido
O trabalho em equipe possibilita trocar conhecimentos e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipe é muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro. No âmbito escolar o trabalho em equipe se faz muito necessário para o êxito do planejamento escolar. O professor, como um bom líder, trabalhando em conjunto com seus alunos em sala de aula, conseguirá alcançar o sucesso na formação acadêmica deles, demonstrando conhecimentos, companheirismo, ética.
...