A Relação entre o problema de Platão e a hipótese inatista formulada pela linguística gerativa
Por: Davi Lima • 3/7/2018 • Projeto de pesquisa • 1.129 Palavras (5 Páginas) • 1.386 Visualizações
Uerj – Universide do Estado do Rio de Janeiro
Departamento de Letras
Linguistica III
Profa. Kátia Abreu
Alunas: Rebeca Lima e Rosana Maria Freitas dos Santos
1) Qual é a relação entre o problema de Platão e a hipótese inatista formulada pela linguística gerativa?
O problema de Platão consistia na pergunta que desse conta do questionamento “Como podemos saber tanto diante de tão poucas evidencias. Em resposta surge a hipótese do inatismo linguítico somente o ser humano e capaz de filtrar os dados da sua experiencia de modo a construir competêncai linguistica por ser uma dotação geneticamente pré-moldados para adquirir e usar pelo menos uma língua natural. [...]Como o inatismo a linguistica gerativista levanta a hipótese de que existam, no genoma humano, materiais genéticos inatos que se destinam especificamente à aquisição e ao uso da linguagem. […] os seres humanos adquirem a língua de seu ambiente de maneira tão rápida e uniforme, mas nenhuma outra espécie animal consegue aprender uma língua.( texto Inatismo pag. 74). Uma faculdade própria dos humanos é a linguagem, assim como exemplo dado pela prof. uma faculdade única de outras espécies (ararnha só ela faz a teia), outra (só abelha faz o mel).
2) De acordo com a hipótese inatista, é correto dizer que, no Brasil, as crianças já nascem com capacidade português?Podemos dizer que o ambiente linguístico e a interção social são irrelevantes para aquisicão da linguagem?
O que temos quando nascemos é a dotação genética para aquisição,. a faculdade da linguagem ou dotação biológica toda criança brasileira (própria do ser humano)possui para aquisicão e o uso de uma língua natural (português), essa faculdade da linguagem é capaz de encontrar informações suficiente e necessárias para construir, ao longo de alguns anos, conhecimento sobre a fonologia a morfologia, o léxico, a sintaxe, a semantica e a pragmática dessa língua. A criannça quando exposta a uma língua, analisar os estimulos da língua do ambiente(a língua E) construindo uma compentencia linguistica (a língua I), no processo para o conhecimento linguistico é possiviel pela interação ente estimulos (ambiente social ativo) e a faculdade da linguagem. Não podemos dizer que os estimulos sejam irrelevantes para aquisição da faculdade da linguagem. Os estimulos são condição necessária para a aquisição de conhecimento linguistico, sem eles a faculdade da linguagem nada pode fazer. Os estimulos sem a faculdade da linguagem não produzem uma competência e, tampouco a faculdade da linguagem sem os estimulos linguístico produz qualquer coisa. A competencia linguística é, por conseguinte, o resultado dinâmico processo de interação entre estímulos da língua ambiente e a faculdade da linguagem radicada no organismo.pag 75.
3) Diferencie a hipótese inatista forte da hipotese inatista fraca.
Hipotese forte chomkiana : todas as informações cognitivas necessárias para transformar os dados dos estimulos do ambiente em conhecimento linguítico na mente de uma criança estariam pré- especificadas e detalhadas no código genético da espécie humana. É considerada forte, pois essa hipótese considera muitos detalhes da competencia linguistica dos falantes de uma língua natural seriam resultantes de especificações genéticas inscritas no genoma do Homo sapiens.
Hipótese Fraca: propõe que a faculdade da linguagem seja uma espécie de disposição biológica, algo como um conjunto de instruções genéticas que criam neurônios especializados em retirar informações linguísticas do ambiente a fim de construir uma língua I.Essas instruçoes Mecanismo de aquisição da Linguagem. Os principios linguisticos na verdade emergem durante o processo de aquisição da língua do ambiente, á medida que os neuronios especializados em linguagem formam sinapses em função dis estímulos da língua-E. Para que o conhecimento linguístico possa emergir nos seres humanos, o mínimo suficiente e necessario é que os neurônios da linguagem sejam capazes de identificar e interpretar todos os detalhes da informação linguística a que a criança é exposta. Basta que tais neurônios tenham hipersensibilidade à informação linguística , sendo capaz, de aprender com o snal linguístico disponível no ambiente.
4) Em que medida a hipótese da “teoria da mente” de Tomasello pode ser considerada contrária ao nativismo linguísitco?
Segundo Tomaselho a aquisição de uma língua natural pela crianças decorre da integração de diversas habilidades mentais não específicamente linguistica, dentre essas habilidades seria a capacidade de que nós humanos possuimos, de nos colocar imaginariamente no lugar das outras pessoas, e intuir como elas devem pensar e interpretar os eventos do mundo. Essa capacidade imaginativa é a “teoria da mente”.
...