A apresentação Oral de Trabalhos
Por: BrunaCordeiros • 15/5/2016 • Artigo • 550 Palavras (3 Páginas) • 379 Visualizações
- ESQUEMA
Antes
Estudo e Pesquisa
Seleção
Separação de ideias
Organização do Trabalho
Revisão
Tempo da Apresentação
No dia
Verificar o Local
Testar Aparelhos
Antecedência
Roupas
Durante
Relaxar
Cumprimentos
Linguagem Corporal
Expor o tema
Adaptar o discurso à plateia em questão
Encerrando
Recapitulação
Finalização da apresentação e agradecimentos
Responder a questionamentos
Anotar sugestões e correções
A apresentação oral de trabalhos geralmente gera muita apreensão e por vezes medo. É comum que estudantes universitários se sintam inseguros e até mesmo intimidados na hora de ir pra frente de uma plateia falar em público. Algumas técnicas ajudam a melhorar estas questões e devem ser utilizadas para diminuir a insegurança do locutor.
Antes de mais nada, estudar e pesquisar o conteúdo é um passo importante pois tem papel determinante no sucesso do trabalho. Ter domínio do conteúdo ajudará a expor o tema de forma objetiva, segura e eficaz. É interessante frisar que pesquisar o tema abordado garantirá uma base importante para o apresentador.
Em seguida, relacionar o conteúdo, separar ideias e organizar o trabalho merece atenção. De tudo o que foi encontrado na pesquisa apenas o mais importante deve permanecer, uma vez que a qualidade do texto é mais importante que a quantidade. As ideias devem ser classificadas de acordo com o grau de importância entre primárias e secundárias. A organização do trabalho deve ser feita com cuidado para contemplar todo o conteúdo dividido em partes e subpartes e seguindo uma ordem clara e progressiva. Após organizado, deve-se revisar tudo e treinar para saber se esta está de acordo com o tempo estipulado.
No dia da apresentação é preciso verificar o local e testar os aparelhos para que não ocorra nenhum imprevisto. Chegar com antecedência garantirá tempo hábil para resolver quaisquer problemas de ultima hora. Outra dica importante é vestir-se adequadamente para garantir conforto e tranquilidade.
Durante a explanação é preciso tentar manter uma postura relaxada desde o início para que o trabalho flua com o decorrer da apresentação. Antes de dar início ao conteúdo, cumprimenta-se a plateia, primeiramente professores. Outro fator que deve ser observado é a postura corporal que deve ser de acordo com o que está sendo exposto. A postura corporal deve apoiar o que está sendo dito, pois quando esses são discordantes, a linguagem corporal prevalece. Ao expor o tema é preciso ser claro e objetivo, observando se a plateia está absorvendo o que está sendo dito ou não. O discurso deve se adaptar ao público para que este entenda corretamente a mensagem que está sendo passada.
Por fim, para encerrar a apresentação deve-se fazer uma recapitulação e síntese do que foi exposto e agradecer a todos os presentes. Responder a questionamentos, anotar sugestões e correções demonstra o quanto o apresentador respeita seus ouvintes.
2. Frente = Função conativa
Verso = Função referencial.
3. Função conativa, pois instiga o consumidor a fazer algo.
4. Está errado o fato de que a mensagem contém termos com carga subjetiva forte, no caso a expressão “tolo”.
5. O primeiro texto é literário pois dá preferência à forma do texto do que à mensagem por ele passada. Neste caso a beleza e harmonia são mais evidentes e mais parecidas à uma recriação lúdica. O segundo texto é não literário e segue uma linha mais centrada, objetiva, cuja necessidade principal é passar uma informação real e clara.
...