A compreensão da idéia central do texto
Ensaio: A compreensão da idéia central do texto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lerodrigues13 • 31/10/2013 • Ensaio • 228 Palavras (1 Páginas) • 478 Visualizações
“Ao final da primeira Guerra Mundial, gravíssima era a situação da Alemanha de qualquer ângulo que fosse encarada. Com efeito, as instituições políticas estavam derruídas, a situação social extremamente agravada, as forças de ordem desmoralizadas. Neste contexto, a esquerda radical lutava para tomar o poder em favor dos conselhos de operários e soldados – os Soviets – à moda bolchevique.
Não havia condições sequer para que a Assembléia Constituinte, convocada para estabelecer um novo quadro constitucional, se reunisse em Berlim, a capital. Por isso, reuniu-se ela em Weimar, de passado intelectual, em que se cultivava (e ainda se cultiva) a figura de Goethe......................................................................................”
Fonte: FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. A Constituição de Weimar e os Direitos Sociais. PLT de Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2009.
Da compreensão do texto acima, a ideia central gira em torno:
Escolher uma resposta.
Escolher uma resposta.
a. Da grave situação da Alemanha, após a primeira Guerra, e da necessidade de estabelecimento de um novo quadro Constitucional.
b. Da expansão da Revolução Russa com os bolcheviques implantando Soviets para conquista territorial da Alemanha.
c. Da escolha da cidade em que acontecia a Assembléia Constituinte, em razão da destruição promovida pela Guerra.
d. Da grave situação da Alemanha, após a segunda Guerra Mundial, e da necessidade de estabelecimento de uma nova ordem social.
e. Da figura de Goethe e sua importância para a criação de uma nova ordem constitucional.
...