A fera na selva
Por: rafaellaqm • 2/5/2016 • Abstract • 339 Palavras (2 Páginas) • 279 Visualizações
Universidade Estadual de Londrina – UEL
Centro de Letras e Ciências Humanas – CLCH
Disciplina: Teoria da narrativa
Discente: Rafaella Mendes
Questão
Em "O discurso da narrativa", diz que nas narrativas os detalhes podem possuir um significado isoladamente (todo elemento da narrativa tem um significado) ou então a narrativa como um todo vai apresentar-se como um símbolo. Escolha um detalhe de A fera na selva e fale sobre o(s) seu(s) significado(s).
Lefebve nos apresenta a seguinte afirmação:
“Todo elemento da diegese é considerado como real (dessa realidade fictícia que definimos), mas também como um signo, um símbolo ou um indício. A razão está em que esses elementos formam um sistema dotado, por hipótese, duma certa completude. Cada um deles reenvia necessariamente a todos os outros. [...] Todo acontecimento supõe um acontecimento a vir, que se lhe ligará de um certo modo [...].” (LEFEBVE, 1980, p. 191 e 192)
Tomando como base a afirmação do autor e após leitura da obra, destaca-se a presença de um elemento: o fogo presente na lareira.
Nós é apresentado que nas visitas de John Marcher a casa de May Bartram, de que “ele ia encontra-la sempre sentada ao pé do fogo, na sua confortável poltrona antiga.” (JAMES, 2011, p. 54 e 55). Em outro momento do livro, encontramos o excerto: “May Bartram estava sentada, pela primeira vez naquele ano, com a lareira apagada” (JAMES, 2011, p. 59). Em uma rápida busca pela internet sobre o significado da palavra “fogo”, encontra-se que sua simbologia está relacionada a vida, como também ao conhecimento intuitivo, a iluminação, a paixão, o espírito.
Logo é possível afirmar que a partir do momento que Marcher depara-se com a lareira de Bertram apagada, é entendido que a morte dela se aproxima. Pode-se entender também, que neste momento a paixão que ela nutria pelo amigo, que nunca percebera dado ao seu egoísmo em vê-la apenas como uma confidente, estava se esvaindo, para ceder lugar a sua morte.
...