A hora da Estrela - Literatura obrigatória?
Por: Isabella Paschoal • 25/3/2016 • Trabalho acadêmico • 416 Palavras (2 Páginas) • 351 Visualizações
O livro que escolhi, sem nenhuma delonga, foi A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. Para muitos ele foi um livro de leitura obrigatória para os vestibulares, mas para mim, foi bem diferente. Ele é um dos meus livros preferidos e me fez ter vontade de lê-lo, não por obrigação, mas por vontade própria. No terceiro ano do ensino médio, minha professora de literatura decidiu que faríamos seminários durante o ano letivo sobre os livros que cairiam no vestibular, e no ultimo bimestre, um grupo de alunos da minha sala apresentaram o seminário e uma pequena peça de teatro sobre “A Hora da Estrela”. Depois de ouvir, assistir e me emocionar com a história de Macabéa eu percebi que não ler este livro seria um grande erro.
Quando comecei a ler o livro, eu já sabia que ele era considerado Grande Literatura, por inúmeros motivos, principalmente por ser um livro de Clarice. É como Marcia Abreu cita em seu livro: “ [...] Faz toda a diferença, portanto, saber quem é o autor, ou seja, o fato de haver uma assinatura, ainda que discreta, no verso da obra, muda tudo.” (ABREU, 2006:45).
Me identifico com alguns textos da escritora, mas A Hora da Estrela me tocou de uma forma diferente. A personagem principal, seu modo de vida e a sua crise existencial me fizeram sentir algo diferente. Não procurei ler o livro porque o mesmo era da Clarice, mas porque a história em si, me chamou atenção. E mais uma vez, Marcia Abreu diz em seu livro: “[...] em geral, os leitores são levados a se identificar com personagens fracos, sofredores ou perseguidos, a experiência da leitura literária nos torna mais humanos, desenvolvendo nossa solidariedade, nossa capacidade de admitir a existência de outros pontos de vista além do nosso, nosso discernimento acerca da realidade social e humana.” (ABREU, 2006:81)
Esses dois trechos provam à mim que “A Hora da Estrela” é, de fato, literatura. Primeiro, porque vivemos em uma sociedade onde a Grande Literatura é sim definida pelo nome do autor que a escreveu mas, o ponto principal, que faz toda a diferença na minha concepção, é que o livro deve ser apreciado, ele deve ser lido com o coração. A história deve levar o leitor para um outro mundo, para viver em um outro espaço, se colocando em uma outra perspectiva de vida. Cada pessoa tem uma visão literária, mas dentro de tudo o que eu considero literatura, com toda certeza, se encontra “A Hora da Estrela”.
...