A importância da língua e comunicação
Por: Cristina Moreira Campos • 19/5/2016 • Trabalho acadêmico • 293 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
Nome da Atividade – Portfólio: Unidade II: A linguagem e sua importância.
A linguagem pressupõe construção e interação entre sujeitos que agem, por meio da própria linguagem. Usamos a linguagem de forma diferente a depender de certas situações. Podemos falar de forma descontraída ou formal dependendo da situação.
A comunicação é fundamental para o desenvolvimento psicossocial e cultural do ser humano, torna-se impossível vivermos em uma sociedade sem que se transmita alguma mensagem. Fazendo uma comparação entre a citação ora proposta para este trabalho com o vídeo relacionado, podemos partir do princípio de que o indivíduo não pode viver isolado, ele necessita da linguagem para comunicar-se com os demais da sua comunidade.
É apresentado no vídeo em que uma criança surda vive uma situação de conflito, no meio em que ela se encontra com indivíduos ouvintes. Na escola não consegue adaptar-se ao meio dos ouvintes, sentindo-se distante e deslocada do ensino-aprendizagem e dos colegas.
A linguagem permeia essa questão, uma vez que é através dela que nos diferenciamos dos outros animais e também assumimos a condição de seres humanos.
Toda a criança surda ou ouvinte em desenvolvimento tem plena capacidade para aprender e evoluir, o que pode diferenciar são os meios, as possibilidades para essa aprendizagem, mas o processo tem que ser estimulado, independente da necessidade.
Diante de toda essa problemática, é de extrema importância para a criança surda aprender a comunicar-se. Ela deve ser estimulada e ter contato com outras crianças surdas, para saber que além dela existem outras crianças com a mesma deficiência. Daí a enorme importância da linguagem e dos sinais.
Bibliografia:
A Importância do Ensino De Libras na Educação Fundamental. Disponível em <http://www.faesi.com.br/nucleo-de-pesquisa-cientifica/75-portal-do-saber/224-a-importancia-do-ensino-de-libras-na-educacao-fundamental> acesso em 15/05/2016;
<http://www.nead.unifran.br/cursos/videos/sou_surdo_2.wmv> acesso em 15/05/2016;
A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200014> acesso em 15/05/2016.
...