ANÁLISE DE PEÇA PUBLICITÁRIA SOBRE EDUCAÇÃO EM FUNÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL
Por: karinatanes • 28/5/2016 • Trabalho acadêmico • 285 Palavras (2 Páginas) • 2.214 Visualizações
2º SEMESTRE
‘ANÁLISE DE UMA PEÇA PUBLICITÁRIA INSTITUCIONAL SOBRE EDUCAÇÃO EM FUNÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL, REGISTRO LINGUÍSTICO E DIVERSIDADE CULTURAL”
A propaganda escolhida para análise, é sobre educação ambiental e foi feita pela WWF (World Wide Fund for Nature). A linguagem utilizada é bem simples, pois só faz uso de imagens, que são muito eficientes e fáceis de serem compreendidas em qualquer lugar do mundo, já que se trata de uma organização multinacional.
A campanha é feita com uma imagem de dois pulmões feitos com uma floresta, representando a impossibilidade de vida sem as mesmas. Os desenhos são diretos e muito claros na mensagem a ser passada. No Brasil, a campanha se justifica pelo desmatamento da Floresta Amazônica, que possui mais de 30% da biodiversidade mundial e que teve cerca de 18% de sua extensão desmatadas nos últimos 40 anos, aproximadamente 26.000km devastados por ano. A partir desse cenário, o Programa Mata Atlântica do WWF-Brasil vem trabalhando com a missão de aliar o bem-estar humano à conservação da biodiversidade, qualidade e integridade do solo e dos recursos hídricos.
A WWF foi fundada em 1961 na Suíça, com o intuito de tratar das questões ambientais, não só locais, mas mundialmente. A organização é hoje a maior do gênero no mundo, com aproximadamente 5 milhões de associados e presente nos cinco continentes. A atuação no Brasil começou em 1971, quando a Rede WWF iniciou o seu trabalho no país apoiando os primeiros estudos feitos sobre um desconhecido primata ameaçado de extinção do Rio de Janeiro. Desde então a rede também apoia o Projeto Tamar e ajudou a criar e fortalecer várias entidades ambientalistas que hoje ocupam lugar de destaque na área da conservação, como a Fundação Vitória Amazônica (FVA).
...