APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TREINAMENTO FUNCIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Por: Elizangela Pomina • 2/11/2020 • Trabalho acadêmico • 749 Palavras (3 Páginas) • 215 Visualizações
Nome: Maria Carolina Pomina Fernandes
Semestre: 1º
O efeito do treino funcional na vida de crianças e adolescentes!
O artigo lido APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TREINAMENTO FUNCIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR dos autores Ana Paula Moreira de Sousa e João Miguel Marin da Costa, da revista Magsul de educação física na fronteira, em Ponta Porã, no ano de 2017, nos traz informações sobre a importância desse treinamento para crianças de todas as idades e como foi o desenvolvimento com o passar dos anos dentro do ambiente escolar, além de apresentar diversos fatores que trazem benefícios a saúde.
O cenário atual da Educação Física, provavelmente deve-se ao fato de que a formação obtida antigamente pelos profissionais, baseava-se nas atividades voltadas, sobretudo para a aprendizagem de habilidades específicas e o foco eram as competições. Por conta disso, as vivências e opções para esses profissionais restringiu-se, resultando no cenário preocupante nas escolas.
É fato que a Educação Física é importante, é educativa e é considerada fundamental para a formação e desenvolvimento da criança. Porém, segundo o autor afirma-se que nas escolas os profissionais de Educação Física não conseguiam mostrar essa importância, e justificar os motivos da Educação Física na escola e, nesse sentido, torna-se difícil para os profissionais apontarem qual é efetivamente a sua contribuição na formação de crianças e jovens, pois infelizmente, a mesma por diversas vezes é considerada passatempo ou até mesmo, descanso, dentro da escola.
No entanto, nota-se que a Educação Física escolar já vem sofrendo uma transformação dos valores que norteiam sua prática, por isso, atualmente vem sendo encarada de forma diferente, em função das mudanças de uma sociedade moderna e, a partir disso, um novo olhar deve conseguir detectar as necessidades atuais para adequação do ensino.
Entretanto, é aí que entra o treinamento funcional, que tem como objetivo ajudar os alunos a aprimorar sua capacidade funcional, além de ter como critérios, exercícios que contenham as variáveis da funcionalidade e que ao contrário do que muitos pensam faz parte dos conteúdos a serem trabalhados nas escolas e os alunos podem realizar de modo independente. Até as décadas de 70 e 80 discutia-se muito sobre os perigos que os exercícios com pesos poderiam causar, e que crianças jamais poderiam ser submetidas a esse tipo de treinamento, pois acreditava-se que impedia o crescimento, causava impotência sexual, fazia mal ao coração e à coluna vertebral, além de perder a flexibilidade e os riscos de lesão que estavam relacionados à musculação.
Porem ao contrário disso, o treinamento funcional trás diversos benefícios a quem pratica, tais como: frequência adequada aos estímulos; volume em cada uma das sessões; intensidade adequada; densidade, ou seja, ótima relação entre duração do esforço e a pausa para a recuperação, organização metodológica das tarefas, ou seja, os exercícios. Além disso, o treinamento com pesos pode ser terapêutico para muitas lesões esportivas, e também a manutenção de uma vida ativa além de agradável trazem inúmeros benefícios a quem pratica, que podem ser identificados desde a diminuição do percentual de gordura corporal até o aumento da autoestima.
...