ARTIGO LITERATURA INFANTIL
Artigos Científicos: ARTIGO LITERATURA INFANTIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MARY93 • 12/4/2014 • 3.329 Palavras (14 Páginas) • 721 Visualizações
LITERATURA INFANTO-JUVENIL: INÚMERAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZADO
Eliane de Assunção Coelho
Mariana Rodrigues de Carvalho¹
Nayara Almeida da Silva¹
Joseane Maia Santos Silva
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS-CESC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo abordar a importância da literatura na vida da criança, quando ela está tendo o contato inicial com a leitura. A escola, ao dar prioridade ao didático em função da ludicidade em textos para crianças, transforma a leitura em função pedagógica. O literário e o pedagógico estão perfeitamente ligados, e podem fornecer ótimos resultados, desde que sejam desenvolvidos de maneira adequada à propiciar o incentivo a leitura. Através de leituras, a criança descobre um mundo novo, onde o descobre e descobre-se também, quando se identifica com algo, como um personagem, e para que isso aconteça, é fundamental que se proporcione às crianças o acesso ao livro de qualidade, com a participação de um mediador que tenha um papel motivador, apelativo e acima de tudo, dinâmico, que pode ser representado pelo professor, pelos próprios pais, ou outra pessoa que acompanha o desenvolvimento da criança. A necessidade se vê, especialmente em ler obras literárias, visto que elas tem a capacidade de despertar nos pequenos leitores o interesse, a imaginação, emoção e o prazer pela leitura para que tornem-se leitores ativos. A literatura tem a capacidade de cativar a atenção e interesse dos pequenos leitores, trabalhado a ludicadade, podendo ser vista em variados tipos de livros, desde aqueles que contém apenas gravuras, aos que já trazem pequenos textos e assim segue de acordo com o desenvolvimento da leitura da criança, o que não faltará são livros, considerando a riqueza do acervo de nossas bibliotecas e a variedade de poetas.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura Infantil. Ludicidade. Interesse. Aprendizado.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como temática: “Literatura Infanto-Juvenil: inúmeras Possibilidades de Aprendizado”. O processo de pesquisa foi conduzido a partir da seguinte problematização: quando nasceu a Literatura Infanto-Juvenil e quando ela surgiu no Brasil? Percebe-se que ela está cada vez mais sendo utilizada na sala de aula como recurso auxiliador em metodologias de ensino, em que o texto está prescrito como base para a preparação curricular dos alunos, visto que através da arte prende a atenção do leitor, proporcionando também conhecimento.
Diante desta problemática, justifica-se a escolha da temática: “Literatura Infanto-Juvenil: inúmeras Possibilidades de Aprendizado”. Justificando-se assim pela necessidade de mostrar a importância da literatura na formação do pequeno leitor, pois ela contribui de forma significativa no seu desenvolvimento intelectual e cultural, pois os livros de literatura infantil colocam questões humanas no plano da expressão pessoal, por meio da ficção e da linguagem poética.
Os objetivos que nortearam esta pesquisa foram: analisar o histórico da Literatura no mundo e consequentemente ver quando ela veio a ser implementada no Brasil e, enfim analisar o nascimento da Literatura Infanto-Juvenil, que trouxe consigo o intuito pedagógico, auxiliando no desempenho escolar do aluno.
Para fundamentar teoricamente este trabalho baseou-se nas reflexões de Regina Zilberman, Juracy Assmann Saraiva, Ricardo Azevedo, entre outros que constam nas referências bibliográficas deste trabalho e que foram fundamentais para a elaboração deste.
1. Nascimento da Literatura
A literatura teve sua origem juntamente com o nascimento do homem e sua capacidade de criar, sua criatividade, imaginação, disposição para a produção artística, mesmo quando o homem ainda desconhecia a escrita, assim, ela inicialmente foi transmitida oralmente, e depois de algum tempo com a invenção da escrita, os povos passaram a registrar nas paredes das cavernas pinturas e desenhos simbolizando a tradição oral, só mais tarde é que surgiram outras formas mais seguras de guardar informações. Desta forma é que foi possível conhecer as primeiras obras literárias, através de registros escritos de composições da antiga tradição oral.
2. Surgimento da literatura no Brasil
A literatura brasileira surgiu no Brasil no final do século XIX, período bastante conturbado, pois nesse momento estava acontecendo várias transformações na qual o Brasil estava deixando de ser uma monarquia, depois de quase cinco décadas e assim passando a ser uma república em 1889.
Assim o Brasil tornou-se a única região da América que não tinha o sistema monárquico, com isso adquirindo o sistema que estava em auge na Europa.
A grande diferença situava-se na nova conformação da sociedade, marcada pela ascensão de uma nova classe média urbana, desejosa de ver suas reivindicações serem atendidas: maior liberdade política, melhores negócios, dinheiro mais acessível, novas oportunidades para educação. Essa classe média responsabiliza-se doravante pelas mudanças ocorridas no país, e em dela revoluções, avanços e retrocessos acontecem. O aparecimento dos primeiros livros para crianças incorpora-se a esse processo, porque atende às solicitações indiretamente formuladas pelo grupo social emergente. (ZILBERMAN, 2005. p,15)
Com essa afirmação, Zilberman quer dizer que a partir do momento que a literatura chegou de vez no Brasil trazida pela classe média, pois uma parte da sociedade brasileira estava querendo inúmeras reinvidicações como mais oportunidades na educação e com isso começaram a surgir os primeiros livros adaptados para o público infantil.
Nesse período foram notadas várias dificuldades quando apareceu esse novo gênero, pois ainda não o reconheciam como obra artística, passou por um logo processo para poder ter tal reconhecimento artístico.
A literatura infantil no Brasil foi dividida em quatro fases, sendo que a primeira estendeu-se do final do século XIX ao início do século XX. Nessa fase foi que se formaram os primeiros ensaios para o desenvolvimento do público alvo que nesse caso é o leitor infantil. Nessa fase destacam-se os autores brasileiros como Olavo Bilac entre outros, e diversas traduções de obras de autores estrangeiros como:
...