TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS diferenças entre Fonética e Fonologia

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

As diferenças entre Fonética e Fonologia

O assunto abordado nesta análise e sobre qual a diferença existente entre fonética e Fonologia, a primeira vista parece não ter diferença alguma, mas estudos comprovam que há sim uma diferença específica em cada situação mesmo os dois assuntos abordados tratarem a respeito do estudo dos sons. Qual seria essa diferença que talvez seja quase imperceptível, e qual a importância da Fonética e da fonologia na linguística?

Há cerca de 2000 mil anos o estudo da fala é aplicado, pois desde o início dos tempos é o tipo de comunicação mais utilizado, mesmo na época do homem da pedra, como o próprio nome diz, era um período de descobertas, portanto, o homem dependia do uso de ferramentas criadas e fabricadas a mão com pedras, madeiras, fosseis de animais, quartzo ou sílex, objetos criados de rocha, onde a fabricação era muito mais demorada pois como martelar se não havia martelo, e mesmo assim o homem descobria formas de criar suas ferramentas para caça, defesa, enfim sobrevivência. Nesta época já se vivia em bandos, portanto haviam casais, velhos, jovens, crianças, uma primitiva civilização, mas como eles se comunicavam se ainda não existiam idiomas e nenhum deles ainda possuíam o dom da fala, e não possuíam letramento propriamente dito, como era feita essa comunicação?

A comunicação era feita de forma corporal com pulos mímicas, gestos, grunhidos e balbuciavam até serem intendidos. Com o conhecimento do ambiente, da natureza, dos utensílios, roupas para se proteger do frio, a descoberta do fogo, enfim, eles descobriram uma forma de se comunicar desenhando e o que conhecemos como pinturas rupestres feitas em cavernas, rochas e em qualquer ambiente natural que fosse possível desenhar e nessas pinturas eram contadas histórias e descobertas e experiências vividas pelos homens da idade da pedra.

Portanto como foi citado acima no texto Fonologia e fonética já eram inconscientemente utilizados, mas vamos entender o que é cada um:

FONOLOGIA: Fono vem do grego e significa som, logia= estudo, portanto nada mais é que o estudo do som, ou seja, fonemas. Como já sabemos fono= som e Ema significa menor unidade portanto fonema e a menor unidade do som. Então entende-se que o fonema serve para dar significados diferentes as palavras com pequenas alterações de letras que formam outras palavras e assim vai mudando o significado e o som da palavra.

As letras podem ter sons diferentes em cada palavra por Exemplo:

A palavra CASA é escrita com C. A. S. A, essa e a forma correta de escrita da palavra citada, o porque deve –se a uma convenção porque ou vem do grego ou vem do latim portanto foi definido que seria dessa forma a escrita correta. Tratando-se de som a palavra C A S A tem uma escrita sonora diferente, porque uma letra pode ter vários sons, portanto tratando-se de escrita sonora nós temos a palavra  / KAZA  / uma escrita descritiva de acordo com o som. Em nosso alfabeto nos temos os diágrafos, ou seja, a escrita e a transcrição fonética.

FONETICA: é um alfabético específico, que trabalha na parte sonora da escrita, portanto o alfabeto fonético utiliza os sons de cada letra, facilitando o entendimento dos dígrafos, ou seja, letras que tem dois sons, é um estudo voltado a transmissão e percepção da fala. Podemos usar como exemplo a palavra esquecidos utilizando o alfabeto fonético para identificar o som, então a palavra fica com a seguinte escrita [eske' siduz], escrita que define o som da palavra, porque cada letra da palavra tem sons de outras letras do alfabeto como por exemplo s pode ter som de z, x pode ter som de ch, c pode ter som de k e etc….

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com