ATPS DE PROJETOS
Trabalho Universitário: ATPS DE PROJETOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MANSILVA • 13/11/2014 • 879 Palavras (4 Páginas) • 439 Visualizações
Introdução
Quando falamos em alfabetização devemos ter em mente o real sentido de seu significado como nos é apresentado por Magda Soares: “Toma-se, por isso, aqui, alfabetização em seu sentido próprio, específico: processo de aquisição do código escrito, das habilidades de leitura e escrita.” ( SOARES, p.15,2014).
Sendo assim é preciso que tenhamos a consciência de que a aprendizagem de nossa língua materna, seja ela escrita ou oral é permanente, segue-nos por toda a vida.
Já o letramento como nos diz Magda Soares “o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado.”( SOARES, 1998, p.47.
Percebemos que letramento é a prática que nos permite participar de ações em prol da construção da cidadania plena onde a vontade de evoluir e se desenvolver de forma integral é conscientemente construída.
Relatos pessoais sobre nossa alfabetização
Meu nome é Jeane Aparecida Lopes de Toledo, comecei a frequentar o 1º ano do Ensino Fundamental aos 6 anos de idade. Não frequentei a Pré-escola e por isso, tinha muitas expectativas sobre o meu ingresso na vida escolar. Guardo boas lembranças desse período, da minha professora Wilma Nishioka, dos meus colegas, da escola que era grande e linda. Usamos a cartilha e eu me lembro que ao chegar no mês de maio já lia com desenvoltura palavras e pequenos textos. Adoro ler e escrever e acredito que isso se deva ao fato de que sempre tive bons professores que me incentivaram a buscar bons livros. Procuro transmitir isso aos meus alunos hoje e espero que guardem sempre na memória boas recordações minhas.
Meu nome é Regina Rocha Ribeiro Silva, não tenho muitas lembranças desse período, o acesso à escola era difícil, fui alfabetizada pela cartilha, morava no sítio, lembro-me apenas que os professores eram rígidos e o foco não era desenvolver o aluno para o futuro e sim para votar e trabalhar mecanicamente para alimentar o sistema político da desigualdade. Uma vez encontrei um livro em meio a alguns brinquedos do autor Monteiro Lobato e eu tentava olhar as figuras e “ ler” o que estava escrito.
Meu nome é Marcia Aparecida Neves Silva, fui alfabetizada na 1ª série com cartilha. Antes de entrar na escola não tinha ideia de como seria ler e escrever, fui aos poucos vendo os adultos lerem e comecei a ficar curiosa, e isso fez com que eu me entusiasmasse e buscasse aos poucos conhecer as letras e ler.
Meu nome é Camila Aparecida da Rosa, sempre acreditei que a fase em que uma criança é alfabetizada é muito importante, pois a criança leva para sua vida adulta muitas das experiências, acontecimentos e emoções vivenciadas por ela durante sua alfabetização. Em meu processo de alfabetização usei cartilha, tinha 5 ou 6 anos. Tenho boas recordações desse período, pois foi essencial para um melhor desempenho ao longo dos anos de estudos e porque gostava de ir à escola, de aprender e conviver com meus colegas e professoras.
Sabemos que durante toda a nossa vida vamos nos aperfeiçoando na escrita e leitura de nossa língua materna, sendo assim, vemos que em nossa gramática temos diversos gêneros textuais, cada um com sua especificidade, características próprias que podem ser identificadas com base na análise deles.
Assim, podemos analisar
...