ATPS DIDÁTICA
Por: 1991jessica • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.205 Palavras (9 Páginas) • 193 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E VIVENCIA ESCOLAR
DOURADOS/MS
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
Profª. Maria Clotilde Bastos
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino”, sob a orientação da professora-tutora a distância: Camila de Melo Andriotti.
DOURADOS/MS
2013
PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E VIVENCIA ESCOLAR
A partir das relações do homem com a realidade, resultantes de estar com ela e de estar nela, pelos atos de criação, recriação e decisão, vai ele dinamizando o seu mundo. Vai dominando a realidade. Vai humanizando-a. Vai acrescentando a ela algo de que ele mesmo é fazedor (FREIRE, 1984, p.43).
1-Nome do projeto: MÍDIAS, NOVO MATERIAL ESCOLAR.
2-Público alvo: 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
3-Justificativa/fundamentação teórica:
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAL¹:
Atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação; Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
SEGUNDO MORAN:
Está em curso uma reorganização física dos prédios. Menos quantidade de salas de aula e mais funcionais. Todas elas com acesso à Internet. Os alunos começam a utilizar o notebook para pesquisa, busca de novos materiais, para solução de problemas. O professor também está mais conectado em casa e na sala de aula e com recursos tecnológicos para exibição de materiais de apoio para motivar os alunos e ilustrar as suas ideias. Teremos mais ambientes de pesquisa grupal e individual em cada escola; as bibliotecas se convertem em espaços de integração de mídias, software e bancos de dados².
4-Objetivos gerais e específicos: Assim como Wendel Freire discute o uso da prática da mídia na prática docente e como as transformações tecnológicas e de comunicação mudam as relações entre os indivíduos e afetam a escola e o modo de ensinar³. Devemos inserir as mídias neste contexto estudantil facilitando a interação e o conhecimento do aluno às novas tecnologias e novos fazeres de aprendizado.
5-Cronograma: Este projeto será desenvolvido ao longo do ano letivo, com uma aula semanal com a duração de 45h00min, para a exposição dos conteúdos e disponibilização e apresentação para o aluno, da parte física e teórica destas mídias. Dividindo-se e alternando, uma semana nas salas de tecnologias para o uso e manuseio dos aparelhos tecnológico, outra semana, em sala de aula com a parte teórica.
_________________
¹ http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf
² http://pt.scribd.com/doc/2525970/Moran-Ensino-e-aprendizagem-inovadores-com-tecnologia
² MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo, Papirus Editora, 2000
³http://www.slideshare.net/richardreinaldo/tecnologia-e-educao-as-mdias-na-prtica-docente
6- Desenvolvimento/Ações: As primeiras duas semanas de aulas, serão teóricas.
Apresentar figuras ou revistas para recorte de aparelhos de mídias, posicionando-os em seus respectivos ambientes e funcionalidades, mostrando e fazendo com que o aluno assimile, conheça e compreenda a os aparelhos e sua utilização.
Em sequencia e após as duas primeiras semanas de aulas teóricas, apresentar as aulas práticas, nas salas de tecnologias, onde os desktops estarão à disposição para utilização e familiarização bem como, o esclarecimento do seu uso correto dos mesmos. Será permitido o acesso à rede com busca de pesquisa direcionada as próprias mídias, diferenças e multiplicidade das mesmas. Os alunos poderão desta forma, em contato com as mídias, absorver com mais facilidade e animosidade o conhecimento necessário ao seu desenvolvimento intelectual tão importante nos dias atuais.
Nos meses subsequentes, apresentar intercaladamente, a parte teórica em sala de aula das matérias: língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, artes e educação física constante na grade escolar. Desenvolvendo e enriquecendo assim este conteúdo, nas salas de tecnologia, com aplicação de jogos eletrônicos interativos referentes ao que foi teoricamente apresentado. Estes jogos educacionais podem ser encontrados no site: http://revistaescola.abril.com.br/jogos/. Desta forma as apresentações dos conteúdos vão se tornar atrativos e interessantes aos estudantes.
COTIDIANO EM SALA DE AULA-ESPAÇO DE APRENDIZAGEM INFANTIL
O espaço escolhido para observação da prática de aprendizagem infantil no cotidiano em sala de aula foi o CEIM (Centro de Educação Infantil Municipal), Frutos do Amanhã, ao qual efetuamos a visita. Nossa observação concretizou-se, no Berçário II, onde vivenciamos o ambiente e suas praticas da educação.
Logo a entrada da instituição de ensino, encontramos a secretaria e seguindo em frente, o pátio onde encontram-se mesas e banco para as refeições. No lado direito encontramos quatro salas de aula - sendo duas para o maternal I e II - e duas salas para o pré-escolar. Do lado esquerdo fica a cozinha e a seguir o Berçário II, onde nos dirigimos para a observação.
Em sala de aula, encontramos: um armário, um tapete grande, um escorregador de
...