ATPS FINAL DE ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho Escolar: ATPS FINAL DE ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vitor01 • 25/10/2014 • 1.990 Palavras (8 Páginas) • 424 Visualizações
INTRODUÇÃO
A finalidade deste trabalho é observar e analisar o estudo da organização brasileira, a atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorrem da aprovação da lei de diretrizes e bases da educação (lei nº9394/96), é a que estabelece a finalidade da educação no Brasil, como esta deve estar organizada, nos órgãos administrativos responsáveis, nos níveis e modalidade de ensino, entre outros aspectos em que se define e se regulariza o sistema de educação brasileira com base nos princípios presentes na constituição. Os sistemas de ensino no Brasil são o federal, estadual e municipal. As condições para uma boa construção de sistema de ensino é o conhecimento dos problemas educacionais de uma determinada região o conhecimento das estruturas da realidade e uma teoria educacional, conforme Saviani, citado por Libâneo e outros.
No Brasil, não há sistemas de ensino, falta articulação entre os sistemas de ensino das diversas esferas administrativas. De acordo com o art. 21 a educação escolar compõe-se da educação básica: ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio, além do nível superior a educação profissional ou técnica, educação especial e educação a distância (EAD). Ressalta-se ainda o momento da adaptação e adequação a sistemas a legislação educacional recente, o que se caracteriza pelas reformas e normatização em implantação.
Estrutura e organização da educação brasileira
A escola e a educação não é separada do mundo pelo contrário ela sofre influência da economia, política, cultura e da fé, porque a escola está na sociedade , estando em constante transformação.
A globalização segundo alguns estudiosos colocam um veículo de propagação dos ideais neoliberais, sendo então uma ideologia e não um conceito. A globalização joga para cada um de nós a responsabilidade pelas opções, que temos em nossas vidas, segundo o modelo neoliberal um exemplo disso é que nós temos o Estado que queremos , pois somos nós que elegemos os candidatos como:prefeito, vereador, governador, presidente entre outros.
As transformações que a escola vive é a exigência de um novo tipo de trabalhador flexível e polivalente e que forme o indivíduo a partir de novas habilidades cognitivas e competências pessoais e sociais.
A escola já não é mais vista como o único meio ou o meio mais eficiente de socialização dos conhecimentos técnico–ciêntífico. O ensino escolar deve contribuir na formação de indivíduos capazes de aprender ou seja aprender o tempo todo, precisando de profissionais qualificados para viver em um mundo de tecnologia.
Nós temos uma nova cultura baseada na comunicação, informação e velocidade: a revolução informal e suas características são uma nova linguagem comunicacional , novas possibilidades de entretenimento e de educação entre outros...
A educação no Brasil ora é centralizada, ora é descentralizada, como está acontecendo agora.A educação está passando por um processo de democratização e descentralização da educação.
Hayek ( 1990 ) é um dos principais teóricos do neoliberalismo que prega a diminuição do Estado na economia ; As sua teorias são baseadas nas experiências de países em que as condições de vida são mais favoráveis e com a menor desigualdade social , ou seja ele não pensou nos países subdesenvolvidos para elaborar suas teorias.O que dá-se para fazer com a teoria de Hayek é utilizá-la aqui no Brasil e fazer as sua adaptações necessárias com a realidade da cultura do nosso país.
Uma característica do processo educacional é o foco na educação voltada para a formação de uma mão de obra mais qualificada.
Anísio Teixeira era adepto e fala da descentralização através da municipalização da educação, já na reforma Capanema (1942-1946), reforçava a centralização da década de 30, desobrigando o Estado a manter e expandir o ensino público.
Surge em 1961 a LDB, optou-se pela descentralização. Em 64 os militares, através de um golpe, tomam o poder, centralizando a educação.
Atualmente a estrutura e funcionamento da educação brasileira decorrem da LDB (Lei nº 9394/96). Segundo o artigo 211/CF. a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino. Sendo assim a União organizará o sistema federal de ensino e dos territórios, financiando as instituições de ensino públicos e federais, dando assistência igual a ambos. Os municípios atuam priorizando o ensino fundamental e médio. Na organização dos sistemas de ensino, os Estados e os municípios decidiram formas de como colaborar, de modo que assegure e abranja o ensino obrigatório.
* Sistema federal de ensino: instituições de ensino mantidas pela União, as instituições de educação superior e de ensino médio técnico criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos federais de educação.
* Sistemas de ensino dos estados: instituições de ensino mantidas pelo poder público estadual; instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos estaduais de educação.
* Sistemas de ensino do Distrito Federal -DF: instituições de ensino mantidas pelo poder público do DF; as; instituições de ensino fundamental, médio e de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.
* Sistemas de ensino dos municípios: instituições de ensino fundamental, médio e de educação infantil mantida pelo poder público municipal; instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.
Níveis e modalidade de educação e de ensino
* educação infantil,
* ensino fundamental,
* ensino médio
Ensino Superior
Educação infantil
* Novidade da Constituição de 1988: dever do Estado
* Finalidade: desenvolvimento integral da criança de até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
* Incumbência dos municípios.
* Opções: criar um sistema
...