ATPS MULTIDICIPLINAR 1
Pesquisas Acadêmicas: ATPS MULTIDICIPLINAR 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: trevasfo • 1/6/2014 • 3.804 Palavras (16 Páginas) • 267 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR I
Atividade Prática Supervisionada (ATPS)
TAUBATÉ
2014
SIGNIFICADO E SENTIDO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR
O educador espanhol Fernando Hernández e Montserrat Ventura, reafirma as idéias de John Dewey, filósofo e pedagogo norte americano, defendendo a ligação da vida com o meio ambiente, os meios e os fins que esta ligado a teoria da pratica. Tendo como propostas inicial reorganizar currículos de modo que o professor deixe de ser o transmissor de conteúdo, para se tornar o explorador, pesquisador e inovador da aprendizagem.
Um projeto cria o ambiente ideal para ensinarmos qualquer coisa para os alunos, através de pesquisas e buscas de evidencias sobre terminados assuntos. Em um projeto os educandos participam de todo processo, desde a criação até o processo de criação, encontrando respostas e soluções, é criado o clima de curiosidade, de inovação de ideias criativas. Durante todo o processo a parte mais relevante é são aas dúvidas relatadas e a definição dos objetivos da aprendizagem. Durante a construção do projeto o interesse em obter respostas concretas e a soluções mais adequada.
Após encontrarmos e identificarmos os problemas passamos para as disciplinas que mais se adequam ao projeto.
De acordo com Fernando Hernández, há muitas maneiras de garantir a aprendizagem, e trabalhar com projeto é apenas uma das opções. “É bom e é necessário que os estudantes tenham aulas expositivas, participem de seminários, trabalhem em grupos e individualmente, ou seja, estudem em diferentes situações”, explica Hernández.
Um projeto deve ter relação ao objetivo e ao conteúdo pertinente a série e idade cognitiva do educandos, estabelecendo limites e metas. Os projetos de trabalho unem a escola do aluno e criam interesse do educando pela aprendizagem despertando a curiosidade, discutindo ideias o com professor que vai incentivar e enaltecer suas opiniões sendo um trabalho coletivo e se fundamenta em pesquisa. Uma excelente afirmação é que “Nem tudo pode ser ensinado mediante projetos, mas tudo pode ser ensinado como um projeto”.
A escola é totalmente organiza por seus saber histórico acumulados durante anos e construir resgatar, recuperar e conservar, acrescentando o que foi aprendido e adquiridos no presente repassando pra o furtarás gerações. Não podemos esquecer que na era da tecnologia e globalização, o saber, a informação, a idéia é dinâmica, complexa, rápida e mutante.
ETAPA DE UM PROJETO E SUA FINALIDADE BEM COMO SUA TRANSDICIPLINARIDADE
A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade. Além disso, do ponto de vista humano a transdisciplinaridade é uma atitude empática de abertura ao outro e seu conhecimento (Rocha Filho, 2007).
Criado por Piaget, que no I seminário Internacional sobre PLURI e INTERDISCIPLINARIDADE, realizado na Universidade de Nice, também conhecido como Seminário de Nice, em 1970, divulgou pela primeira vez o termo, dando então início ao estudo sobre o mesmo, pedindo para que os participantes pensassem no assunto.
O termo transdisciplinaridade é utilizado usado nos meios educacional como a palavra da ordem do educar perfeito, porem sua concretização em sala de aula é pouca explorada. Pois é totalmente necessário o desenvolvimento de programas de formação continuada para os docentes,, tendo um dialogo aberto a criticas e sugestões, discutindo e aproveitando todas as experiências, anteriores, utilizando a tecnologia disponível hoje podemos colocar realmente em pratica um projeto e toda a sua Transdiciplinaridade estando fundamentados sem desviar dos projetos pedagógicos da escola e diretrizes da LBD vigente.
Os pensamentos são sistêmicos e complexos, a Inter e a Transdisciplinaridade até suas práticas utilizando-se de metodologias na pedagogia para projetos e problematizando as situações do contexto do aluno.
Desta forma tão complexo como os problemas que tentamos solucionar, existe na transdisciplinaridade, a linha tênue e sutil que agrupa e serve de limitador entre o comprometimento e o individualismo de cada disciplina, Não possuindo uma definição exata, mas que ao mesmo tempo é um dos mais necessários conceitos quando tratamos de formação e educação.
Com base nessas informações, a seguir será explanada cada etapa de um projeto e sua finalidade.
• ESCOLHA O TEMA
A primeira providencia, tendo sempre a participação do aluno, é fundamental que o tema seja trabalhado sob a ótica de diferentes disciplinas. Ao pensar no tema de um projeto, devemos nos perguntar? Se este tema ira despertar o interesse do aluno? Se o tema é atraente e esta presente no dia a dia dos educandos? Quanto este projeto vai contribuir para o conhecimento. A melhor forma de escolher o tema é conversando com alunos, onde se pode identificar de imediato um interesse comum entre o grupo ou uma votação feita por eles mesmos.
• ESTABELEÇA O OBJETIVO OU OS OBJETIVOS
Pensar o que pretende-se com o projeto. Onde aparecerão metas que devem ser alcançadas e não se perder o foco tendo como base durante todo o projeto a pergunta: "O que gostaria que meus aprendessem com este projeto?".
• PESQUISE
Pesquisar é sem duvida o principal passo após definição do tema, podemos procurar informações em todos os lugares museus, livros, comunidade e com a internet cada vez mais dinâmica a pesquisa toam proporções que podem tornar o projeto muito mais atraente, pois a cada dia pode-se trazer novas informações ampliando o campo das ideias.
• PLANEJE O PROJETO
As atividades que serão colocadas em praticas devem ser atraentes
...