Alfabetização e lingüística
Seminário: Alfabetização e lingüística. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeanrondonia • 27/2/2014 • Seminário • 481 Palavras (2 Páginas) • 440 Visualizações
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 2008.
1. ‘’Primordialmente, a alfabetização é a aprendizagem da escrita e da leitura. ‘’ (p. 08)
2. ‘’ A compreensão da natureza da escrita, de suas funções e usos é indispensável ao processo de alfabetização. ‘’ (p. 08)
3. ‘’ Não tratando adequadamente a escrita e a fala na alfabetização, a escola encontrará dificuldades sérias para lidar com a leitura. Afinal, a leitura, na sua função mais básica, nada mais é do que a realização do objetivo de quem escreve. ‘’ (p. 08)
4. ‘‘... a falta de visão de muitos, associada à ausência de conhecimentos linguísticos, tem atribuído o fracasso escolar ora ao aluno, visto como um ser incapaz, carente, cheio de deficiência, ora ao professor. ‘’ (p. 09)
5. ‘’ Ocorre que quem orienta a Educação (escolas de formação, secretarias de Educação, autores de livros didáticos, professores...) não sabe ensinar devidamente, porque desconhece muitos aspectos básicos da fala, da escrita e da leitura. ‘’ (p. 09)
6. ‘’ O domínio da escrita e o acesso ao saber acumulado tem sido uma das maiores fontes de poder nas sociedades e, por isso mesmo, privilégio das classes dominantes. Por que todos os indivíduos não passaram a ser alfabetizados desde o momento em que se inventou a escrita? Porque isso representaria o compartilhamento do saber do poder e do poder do saber. A igualdade de chances se tornaria perigosa demais para os que quisessem mandar e ter quem lhes obedecesse. Nada melhor do que a ignorância para gerar a obediência cega, a subserviência e o conformismo, como destino irrevogável da condição humana. ‘’ (p. 10)
7. ‘’ Antigamente, as classes privilegiadas tinha o poder do dinheiro e do saber; hoje, ainda possuem o poder do dinheiro, mas lutam terrivelmente para não perder mais do que já perderam do poder do saber, que lhes era exclusivo, procurando controlar o saber que tiveram que revelar ao povo. ‘’ (p. 11)
8. ‘’ A instituição escola tem sido controlada pelos poderosos e não pelo povo. E são principalmente as pessoas do povo que busca, através do estudo, condições para ganhar mais, e ascender socialmente. ‘’ (p. 11)
9. ‘’... a escola manipula através do saber a posição social dos que por ela passam. ‘’ (p. 11)
10. ‘’ Os alunos pobres têm pouco contato com a escrita e a leitura antes de entrarem para a escola. Necessitariam, portanto, de livros e material escrito bem impressos. Mas justamente eles é que recebem o pior material: cópias de péssima qualidade de atividades mimeografadas em tipos gráficos inadequados para as primeiras lições de escrita e leitura, quando não feitas no verso de um papel já utilizado. ‘’ (p. 13)
11. ‘’... é preciso que os professores que atuam nas escolas procurem aprofundar seus conhecimentos teóricos, desenvolvam o hábito de refletir sobre seu trabalho, deixem de ser menos aplicadores de pacotes educacionais e sejam de fato educadores, agentes transformadores e facilitadores da aquisição de conhecimento por parte do educando. ‘’ (p. 14)
...