Algumas Conquistas Femininas No Brasil E No Mundo
Casos: Algumas Conquistas Femininas No Brasil E No Mundo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavinhakr • 15/3/2014 • 614 Palavras (3 Páginas) • 630 Visualizações
Algumas conquistas femininas no Brasil e no mundo
1827 - Surgiu a primeira lei sobre educação das mulheres, permitindo que frequentassem as escolas elementares. Instituições de ensino mais adiantado ainda eram proibidas a elas.
1879 - As mulheres têm autorização do governo para estudar em instituições de ensino superior; mas as que seguiam este caminho eram criticadas pela sociedade.
1932 - Getúlio Vargas promulga o novo Código Eleitoral, garantindo finalmente o direito de voto às mulheres brasileiras.
1945 - A igualdade de direitos entre homens e mulheres é reconhecida em documento internacional, através da Carta das Nações Unidas.
1951 - Aprovada pela Organização Internacional do Trabalho a igualdade de remuneração entre trabalho masculino e feminino para função igual.
1985 - Surge a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher - DEAM (SP) e muitas são implantadas em outros estados brasileiros. Ainda neste ano, com a Nova República, a Câmara dos Deputados aprova o Projeto de Lei que criou o Conselho.
1996 - A escritora Nélida Piñon é a primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras. Exerce o cargo até 1997 e é membro da ABL desde 1990.
Participação das mulheres na Educação brasileira ultrapassa homens
Inep e SPM lançam livro em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Redação
Há no Brasil 4.250.434 mulheres a mais do que homens, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O livro Trajetória da Mulher na Educação Brasileira , lançado hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep/MEC), fala sobre a evolução desta maioria na Educação de 1996 a 2003. A publicação é uma homenagem às mulheres em razão do Dia Internacional da Mulher, amanhã, dia 8 de março.
Em todos os níveis de ensino brasileiros, as mulheres têm tido presença crescente. A pesquisa foi realizada pelo Inep e pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), para visar o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, lançado em 2004 pela SPM. Entre as reivindicações do Plano estão a elaboração e a publicação de estudos e dados sobre a situação da mulher na sociedade brasileira.
As informações foram coletadas por meio do Censo Escolar, do Censo da Educação Superior, dos exames nacionais aplicados aos estudantes de educação básica e superior, cadastros de instituições e cursos, entre outros.
No período analisado, no ensino médio, o crescimento das matrículas foi de 58% em ambos os sexos. Em 2003, o índice de matrículas no ensino médio foi de 54% para as mulheres e de 46% para os homens. Em mestrado e doutorado, nas instituições de educação superior brasileiras, de 1998 a 2003, o crescimento global de mulheres docentes com doutorado foi de 104%, enquanto o de homens docentes com doutorado ficou em 69,2%. O crescimento do número de mestres homens ficou abaixo da média (106,1%) enquanto que o
...