Análise do discurso peça publicitária Fiat t jet
Por: Genilson Reis • 7/5/2019 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
UFMS-CPAQ
Tópicos de Análise do Discurso – Profo José Osvaldo Sampaio Bueno
Discentes: Genilson Reis, Regiane Cruz.
Aquidauana, 18 de março de 2019.
Análise peça publicitária Fiat T-Jet
Nas peças publicitárias em questão, vê se claramente o apelo ao público alvo masculino, contendo algumas marcações que ressaltam essa característica. Nesse tocante, a empresa aposta na estratificação do seu público alvo, tendo assim, maior alcance no nicho desejado, com uma ideologia progressista, em que a empresa presa o sentimento de desafio, mesmo que praticando atos moralmente “ilícitos”.
Com as mudanças sociais latentes do sec. XXI, as empresas tendem a se formatar segundo o padrão de vida do homem moderno e, com isso, encontramos aqui uma forte ideologia subjetivista progressiva. A peça em questão, data do ano de 2009, com o destaque no lançamento de sua versão turbo, o T-Jet, prometendo ser o mais rápido de sua linha. Com o slogan “não é só turbo, é turbinado”, passa forte apelo para os amantes de modelos esportivos.
Na primeira figura, temos uma estratificação, enquadrando os três modelos em questão, sendo o mais modesto o modelo 1.4 – o qual é usado para tarefas mais tranquilas, como buscar a filha na escola, em contraste com a segunda, dizendo que é mais rápido para chegar no trabalho. Enquanto na versão 1.8 – seria o carro ideal para sair com a esposa ou mesmo jantar com a namorada. Já na versão T-Jet : o carro seria para sair com a amante ou não chegar atrasado para o jogo do seu time do coração, sabemos que o futebol em nosso país possui um grande apelo popular.
A escolha das cores, do mais sóbrio ao mais extravagante, se dá talvez a repercussão nesse período ao “camaro amarelo” estar em alta nas mídias como o carro esportivo dom imaginário popular. Por fim, temos o fabricante vendendo seus produtos para diferentes tipos de consumidor em potencial, destacados basicamente 2 tipos, o consumidor moderado, e o arrojado.
...