Análise textual - aula 4 e 5
Por: lele01 • 9/4/2015 • Dissertação • 313 Palavras (2 Páginas) • 365 Visualizações
Na aula 4 aprendemos sobre coerência, seus tipos - coerência semântica, coerência sintática, coerência estilística e coerência pragmática - e explicou a importância da coerência em textos, uma vez que ela é usada para evitar contradições e para que o texto faça sentido. Coerência é ligação, nexo ou harmonia entre dois fatos ou duas ideias. Um texto ou frase sem coerência dificulta a comunicação e o entendimento.
Coerência pragmática acontece quando as condições do contexto são favoráveis aos atos de fala dos interlocutores. Se essas condições são ignoradas, o resultado é a incoerência pragmática.
Coerência Semântica faz referência à relação entre os significados,existindo incoerência quando os sentidos não combinam. Temos também a Coerência Sintática que se refere aos termos utilizados para expressar como conectivos e pronomes. Além da Coerência Estilística que caracteriza por evidenciar a mistura de registros linguísticos, a fala formal com a informal no mesmo diálogo.
Vimos exemplos de que uma conversa coerente requer alguns princípios básicos, como: as pessoas conhecerem sobre a mesma cultura ou serem da mesma região. A coerência é produzir sentido na mensagem. Os fatores de contextualização são os elementos que dão sentido a história.
Já na aula 5 observamos sobre a tipologia textual e algumas características:
Narração: Conta um fato, composto de personagens, local, tempo e espaço. É predominante nos gênerosde novelas,contos,fábulas,crônica,romance,depoimento, etc.
Descrição - Procura situar seres e objetos no espaço e faz uma descrição minuciosa ao ser ou objeto ao qual está se referindo. É predominante nos gêneros de folheto turístico,Anúncio de classificado, cardápio.
Dissertação - É composto de ideias, opiniões ou juízos sobre determinado assunto.É predominante nos gêneros de aula,jornais, resumos.
Argumentação - A argumentação possui um ponto de vista evidente sobre o assunto. É predominante nos gêneros de sermão,manifesto,monografias.
Injutiva - indica como realizar uma ação,modo imperativo. É predominante nos gêneros de ordens,súplicas,manuais e instruções para montagem,receitas,bulas etc...
...