Análise E Reflexão De Texto
Ensaios: Análise E Reflexão De Texto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulapires17 • 14/10/2014 • 657 Palavras (3 Páginas) • 957 Visualizações
PRÁTICA DE ENSINO – INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA
Análise e reflexão de Texto
SÃO PAULO
2014
1 – ATIVIDADE B
Seguindo o mesmo raciocínio da atividade mencionada, selecione um texto semelhante aos aqui apresentados e aponte as principais reflexões sobre a educação que o texto sugere. A atividade em si, portanto, consiste em elaborar um relatório que contenha um novo texto que guarde relações de semelhança com os que foram apontados no livro‑texto. O grupo de alunos deve refletir e apresentar tais reflexões em relatório.
Texto: A LIÇÃO DA BORBOLETA
Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.
Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.
Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.
O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo. Nada aconteceu!
Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.
O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar...
Reflexão:
No texto “A lição da Borboleta”, por analogia aplica-se o provérbio popular: “Não se deve dar o peixe, mas sim ensinar a pescar”. É comum vermos em nosso dia-a-dia, situações das mais variadas, que o indivíduo não é capaz de criar ou somar nada, pelo fato de nunca fazer qualquer esforço para isso. Por outro lado, vemos também, muitos casos em que as pessoas fazem por si mesmas, lutando bravamente contra as adversidades, e graças aos seus esforços têm uma vida confortável.
Em relação com a educação, essa história nos faz refletir sobre um dos aspectos do
...