Análise Literária - Drummond
Por: Ana Melo • 11/5/2015 • Dissertação • 627 Palavras (3 Páginas) • 210 Visualizações
ANA PAULA FERREIRA DE MELO - 3217525757
ANÁLISE LITERÁRIA
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Este trabalho apresenta a Análise Literária do poema “Mãos Dadas” e do conto “Maneiras de Amar” de Carlos Drummond de Andrade para ser apresentada na Faculdade Santa Terezinha para aquisição de nota na disciplina Literatura Brasileira, no 2º bimestre do 5º semestre do curso de Letras – Português/Inglês.
TAGUATINGA – DISTRITO FEDERAL
2013
INTRODUÇÃO
A segunda fase do Modernismo tem seu início em 1930 com o lançamento da obra “Alguma Poesia” de Carlos Drummond de Andrade, autor que desempenhou papel muito importante nesta escola literária, tendo inclusive, obras não publicadas, mas que se enquadravam nesta fase mesmo antes de seu início.
Faremos uma breve análise da trajetória deste conhecido autor tomando como partido o poema “Mãos Dadas” parte da obra “Sentimento do Mundo” e o pequeno conto “Maneiras de Amar” componente da obra “Contos Plausíveis” ambos de Carlos Drummond de Andrade.
MÃOS DADAS (1940)
Mãos dadas faz parte do terceiro livro de poemas de Drummond, Sentimentos do Mundo, que foi publicado em 1940, época em que o mundo passava por diversas transformações causadas pelas ameaças do Nazismo e pela Segunda Guerra Mundial.
Drummond mostrou-se neste período um poeta maduro e atento as fragilidades e angústias humanas, apresentando novas dimensões temáticas, estando presentes nesta obra a política e a vida social.
No trecho a seguir, Drummond apresenta a necessidade de falar de seu tempo, de estar inserido, juntamente com os autores contemporâneos, seus amigos, nos problemas e acontecimentos de sua época, mostrando-se angustiado, porém com expectativas:
"Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos, mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.”
No próximo trecho ele mostra a divergência que os autores modernos nutriam em relação aos Românticos e suas temáticas. Mostra também a necessidade de estar atrelado à realidade, mantendo temas cotidianos e contemporâneos à sua época.
“Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas, nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, do tempo presente,
os homens presentes, a vida presente."
Quatro décadas depois, em 1981, Carlos Drummond publica a obra Contos Plausíveis, que trata-se de uma coletânea de pequenos e formidáveis contos, dentre eles destaco, Maneiras de Amar.
MANEIRAS DE AMAR
Neste conto, nosso autor continua atrelado aos temas cotidianos, contudo, agora com mais brandura e subjetividade.
...