As Cartas Chilenas
Por: ErickDantas • 6/3/2019 • Trabalho acadêmico • 1.089 Palavras (5 Páginas) • 267 Visualizações
[pic 1] | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS ITAPETININGA |
Nome completo do aluno
CARTAS CHILENAS
ITAPETININGA
MARÇO - 2017
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
CÂMPUS ITAPETININGA
Nome completo do aluno
CARTAS CHILENAS
Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Itapetininga, como requisito parcial para obtenção de nota parcial no 1º Bimestre de Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio.
Prof. Fabiana
Disciplina: Português e Literatura
ITAPETININGA
MARÇO - 2017
SUMÁRIO
- MACRO CONTEXTO
- ILUMINISMO
- REVOLUÇÃO FRANCESA/ INDEPENDÊNCIA AMERICANA
- ARCADISMO EM PORTUGAL
- MICRO CONTEXTO
2.1 INCONFIDÊNCIA MINEIRA
2.2 ARCADISMO BRASILEIRO
- CARTAS CHILENAS
3.1 CARTA 5
3.2 CARTA 6
3.3 CARTA 7
4. REFERÊNCIAS
- MACRO CONTEXTO
- ILUMINISMO
O século XVII na Europa foi de grandes mudanças, e que foram significativas para influenciar todas as nações, pessoas e consequentemente na arte e na literatura. As mudanças foram muito mais na maneira de pensar das pessoas, que começaram a questionar seus valores e seus líderes. Um dos principais movimentos dessa época sem dúvida é o Iluminismo, que foi um movimento intelectual e filosófico que nasceu na mesma época da Revolução Francesa e consiste em usar a razão para tomar decisões na vida de cada um. Ele visa a busca do conhecimento e a valorização dos esforços. Também pregava a tolerância, a fraternidade e a igualdade entre todos. Assim com o tempo os europeus foram abandonando uma visão apenas religiosa do mundo e procurando essa nova maneira de pensar.
[pic 2]
Imagem 1 - Pensadores Iluministas
Com o tempo os valores guerreiros heroicos aristocráticos foram negados e duvidava-se das verdades proclamadas por autores da Antiguidade. Em lugar do passado, os homens invertiam as expectativas e olhavam, através da razão, para o futuro (Roncari, 1995).
- REVOLUÇÃO FRANCESA/INDEPENDÊNCIA AMERICANA
O movimento iluminista tem profunda afinidade com a Revolução Francesa, pois foram essas ideias que os franceses adotaram para realizar sua revolução. Os burgueses estavam cada vez insatisfeitos pelo modo como era tratado e não conseguia mais permanecer dessa maneira. Além do mais, o sistema feudal já estava em decadência cada dia mais e o povo comum também não estava mais aceitando ser tratado de maneira rude e sem respeito pelos nobres. A classe média, que eram os escritores, doutores, professores, ou seja, os burgueses e o povo comum da classe baixa então, influenciados pelas ideias iluministas, provocaram então a famosa Revolução Francesa em 1789, onde criaram a primeira Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
[pic 3]
Imagem 2 - Queda da bastilha – Revolução Francesa
Nesse meio tempo, dessa vez no continente da Américas, as 13 Colônias da grandiosa potência Grã – Bretanha foram também influenciadas pelos pensadores iluministas e pelo que estava acontecendo na França e então foram a primeira colônia das Américas a lutar, literalmente pela sua independência e em 1776 eles conseguiram a independência e formaram um Estado próprio que tinha como objetivo a união e a igualdade entre todos, assim como os iluministas.
[pic 4]
Imagem 3 – Independência dos Estados Unidos
- ARCADISMO PORTUGUÊS
Todos esses fatos históricos afetaram diretamente a Literatura. O barroco, até então a literatura predominante em Portugal na época, começou a perder força, pois era muito vinculada a Igreja, que já não estava mais com tanto prestígio. Assim começou uma nova manifestação literária: o Arcadismo, dessa vez, com influência direta da burguesia, pois os valores e o conteúdo das obras Árcades estão em consenso com os valores da Ilustração (Magalhães; Cereja, 2010).
Suas principais características com respeito ao conteúdo são que eles falam muito do racionalismo e a busca do equilíbrio, antropocentrismo, paganismo, imitação aos clássicos renascentistas, idealização amorosa e o neoplatonismo, fugere urbem que significa fuga da cidade, traduz uma vida simples e natural, no campo, longe dos centros urbanos. O carpe diem já estava presente na literatura Barroca e volta a se apresentar no Arcadismo, e o aurea mediocritas que é a idealização de uma vida rica em realizações espirituais,é pobre mas é feliz no campo, em contraste a vida luxuosa e triste na cidade.
...